segunda-feira, 2 de julho de 2012

Aula Inaugural - PROVAB

Ministério da Saúde inaugura curso de Especialização em Saúde da Família no estado
A falta de profissionais qualificados, principalmente médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, prejudica a população que depende dos serviços públicos de saúde nas periferias e cidades do interior do Brasil. Com o objetivo de incentivar a fixação e qualificação dessa mão de obra onde há carência, será inaugurado o Curso de Especialização em Saúde da Família no dia 9 de julho, às 9h30, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
O curso é uma iniciativa do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde. Na aula inaugural, estarão presentes, além dos trabalhadores selecionados pelo Programa, representantes do Governo do Estado de Pernambuco, dos 52 municípios atendidos pelo PROVAB e das universidades promotoras. O público estimado é de 250 pessoas.
O curso atende profissionais da capital e do interior. “É uma forma democrática de disponibilizar conhecimentos, pois possibilitará aos profissionais residentes das capitais e das áreas remotas iguais condições de acesso para sua atualização e formação”, destaca a coordenadora da Universidade Aberta do Sus (UNA-SUS) da UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.
Os trabalhadores de Pernambuco terão acesso ao curso que é ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ambas vinculadas à  UNA-SUS. Serão 12 meses de aulas ministradas a distância com alguns encontros presenciais. “Nosso objetivo é estimular o profissional a buscar saberes de uma forma prazerosa e rotineira por meio do desenvolvimento de uma educação a distância de qualidade”, diz Ana Emília.
Para facilitar o acesso dos trabalhadores que atuam em municípios distantes da capital,  a aula inaugural também será realizada em Caruaru, Serra Talhada e Ouricuri, no dia 11 de julho às 9h30.
PROVAB – Foi instituído pela Portaria interministerial Nº 2.087, de 1° de setembro de 2011 com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.
Além do curso de especialização, o PROVAB prevê a supervisão presencial e a distância dos trabalhadores selecionados e pontuação para concursos de acesso à residência médica quando os médicos trabalharem nas cidades definidas pela Portaria Nº 1.377, de 13 de junho de 2011, durante o período mínimo de um ano, e forem bem avaliados em suas funções profissionais. Em Pernambuco, a supervisão será feita por profissionais da Universidade Federal de Pernambuco, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). Para a supervisão a distância poderá ser utilizada a infraestrutura dos Núcleos de Telessaúde vinculados ao Programa Telessaúde Brasil Redes.
Com 192 trabalhadores cadastrados para fazer o curso de especialização, Pernambuco é um dos estados brasileiros que tiveram maior adesão ao Programa.
UNA-SUS – Instituída por meio do Decreto Presidencial Nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, para atender às necessidades capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, por meio de cursos de pós-graduação e de extensão universitária na modalidade a distância.
A UFPE aderiu à Rede UNA-SUS em outubro de 2011. Os trabalhadores da Atenção Básica de Pernambuco que não foram contemplados pelo PROVAB, mas têm interesse em fazer o curso de especialização, poderão participar de outro Curso de Especialização em Saúde da Família que está sendo organizado pela UFPE com início previsto para março de 2013. Serão ofertadas 1.000 vagas no estado.

Contatos:
UNA-SUS UFPE: Núcleo de Telessaúde | Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária, Hospital das Clínicas, 2º andar, Recife-PE |Telefone (81) 2126-3840 | E-mail: unasus.ufpe@gmail.com