terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semana MOVE BRASIL - 22 a 29 de Setembro


A Campanha Move Brasil é uma parceria do SESC com o Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, e tem por objetivo articular a sociedade civil e o poder público em prol da atividade física e do esporte para todos. 

Na semana de 22 a 29 de Setembro de 2013, será realizada a Semana Move Brasil, podendo haver articulação das atividades desenvolvidas nos polos do Programa Academia da Saúde e/ou nas dependências do SESC.

Maiores informações em: www.movebrasil.org.br

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Portaria Nº 1.830 - Credencia EACS

PORTARIA Nº 1.830, DE 27 DE AGOSTO DE 2013


Credencia Municípios a receberem os incentivos financeiros referentes às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para organização da Atenção Básica; e
Considerando a Portaria nº 978/GM/MS, de 16 de maio de 2012, que define valores de
financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), resolve:

Art. 1º Ficam credenciados os Municípios descritos no Anexo II a esta Portaria, dos Estados relacionados no Anexo I, a receberem os incentivos às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família.
Parágrafo único. Os recursos orçamentários, objeto desta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar a Funcional Programática 10.301.2015.20AD (PO - 0006 - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família), para implantação de novas equipes e contratações de Agentes Comunitários de Saúde.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1º de junho de 2013.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA


MUNICÍPIOS CREDENCIADOS PARA RECEBIMENTO DOS INCENTIVOS A EACS E
ESF
Para melhor visualização clique na imagem.


Portaria Nº 1.829 - Credencia ESB

PORTARIA Nº 1.829, DE 27 DE AGOSTO DE 2013


Credencia Municípios a receberem os incentivos financeiros referentes às ações de Saúde Bucal, no âmbito da estratégia Saúde da Família.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos
I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para organização da Atenção Básica; e
Considerando a Portaria nº 978/GM/MS, de 16 de maio de 2012, que define valores de
financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal e aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), resolve:

Art.1o Ficam credenciados os Municípios, descritos no anexo a esta Portaria, a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da estratégia Saúde da Família.
Parágrafo único. Os recursos orçamentários, objeto desta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar a Funcional Programática 10.301.2015.20AD (PO - 0006 - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família).

Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1o de junho de 2013.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA


MUNICÍPIOS CREDENCIADOS PARA RECEBIMENTO DO INCENTIVO À SAÚDE BUCAL

Para melhor visualização clique na imagem.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Portaria Nº 1.828 - Credencia NASF

PORTARIA Nº 1.828, DE 27 DE AGOSTO DE 2013


Credencia Municípios a receberem incentivos referentes aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para organização da atenção básica;
Considerando a Portaria nº 3.124/GM/MS, de 28 de dezembro de 2012, que redefine  os parâmetros de vinculação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Modalidades 1 e 2 às  Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas cria a Modalidades NASF 3, e dá outras providências;
Considerando a Portaria nº 548/GM/MS, de 4 de abril de 2013, que define o valor de financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) modalidades 1, 2 e 3; e
Considerando a aprovação do credenciamento das Comissões Intergestores Bipartites Estaduais: AC, AL, AM, BA, CE, GO, MA,MG, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP, TO,  enviadas ao Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde desse Ministério, resolve:

Art. 1º Ficam credenciados os Municípios descritos no Anexo I a esta Portaria, conforme quantitativo e modalidade definidos, a receberem o incentivo financeiro aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Art. 2º Os recursos orçamentários, objeto desta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar a Funcional Programática 10.301.2015.20AD (PO - 0006 - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família).

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1o de junho de 2013.


ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA


Para melhor visualização clique na imagem.


Divulgando - Especialização em Saúde da Pessoa Idosa

A Rede UNA-SUS em parceria com a Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa esta ofertando curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa. O curso é gratuito, na modalidade EAD com dois momentos presenciais, com início previsto para outubro deste ano. A duração é de 14 meses.
O curso será ministrado por 3 universidades que integram o UNA- SUS (UERJ, UFMA e UFC), as inscrições vão até 11.09.2013 para UERJ e UFMA e até 02.9.2013 UFC. 

Para ler o edital acessar o link: http://www.unasus.ufma.br/inscricao/

Maiores informações: entrar em contato com Daniela ou Maria Elizabeth – 61 3315-6226

Novidades e-SUS



O Ministério da Saúde lançou o CDS versão 1.0  e o PEC versão 1.0  em 29/08/2013, que também será utilizado como Centralizador Municipal para a transmissão dos dados.
Para atualizar as versões já baixadas anteriormente ou baixar pela primeira vez as novas versões, clique no link abaixo.
http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php?conteudo=novas_atualizacoes

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

II COBRAPO

O sindicato dos odontologistas de Minas Gerais - SOMGE realizará entre os dias 09 a 11 de outubro de 2013 o II Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (II COBRAPO) - "Atenção Primária em Odontologia e Modelos de Decisão".
Será uma oportunidade para os profissionais discutirem a Estratégia de Saúde da Família e a Equipe de Saúde Bucal e suas interfaces na prática e na Gestão. Na ocasião, estarão presentes gestores, profissionais, professores, pesquisadores, acadêmicos e autoridades envolvidas com o tema. O evento contará com a participação de profissionais de serviços e de ensinode instituições de renome nacional. O congresso tem como público alvo integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, técnicos e auxiliares em prótese dentária), gestores de serviços públicos e privados.
Tendo em vista os temas abordados e o seu significado para o desenvolvimento da Atenção à Saúde no país, estamos divulgando para a participação dos profissionais de saúde bucal.
Maiores informações: www.somge.org.br