quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Informe MS - Curso Hansenísase





UNA-SUS lança curso virtual sobre Hanseníase na Atenção Básica

19/11/2014

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o curso Hanseníase na Atenção Básica. As inscrições seguem abertas até fevereiro de 2015. Para se matricular, clique aqui.
A oportunidade é válida para preparar pessoal interessado em atuar no controle da transmissão da hanseníase. O conteúdo oferecido pela UNA-SUS ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. Ao todo, são oferecidas 5 mil vagas para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica em todo o território nacional.
Com carga horária de 45 horas, os alunos vão contar com diversos recursos que facilitam o aprendizado. Além dos casos clínicos e dos quizes, o curso conta com vídeo-aulas com explicações de especialistas no tema. Também foram produzidas dramatizações, que servem como apoio às explicações das vídeo-aulas. São disponibilizados ainda hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.
“É importante ressaltar que a hanseníase pode ser controlada na Atenção Básica. Nesse sentido, o curso propõe soluções e ações factíveis para o cuidado nesse nível de atenção, com os recursos disponíveis”, afirma a designer educacional da SE/UNA-SUS, Bárbara Menezes.
O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os três aspectos do controle da doença.
O curso foi lançado durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), que ocorreu em Brasília no mês de outubro.
Secretaria Executiva MS/UNA-SUS