quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Informe MS - Guia Alimentar





Ministro da Saúde lança Guia alimentar para a população brasileira

05/11/2014

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou, na abertura da 263º Reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ocorrida nesta quarta-feira (5/11), o Guia alimentar para a população brasileira.
Em sua segunda edição, o Guia apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo. De acordo com o ministro, a publicação não é restritiva, mas norteadora de condutas alimentares saudáveis. Ele ressaltou também a importância do lançamento no espaço do CNS, uma vez que sua elaboração contou com a participação popular, por meio de consulta pública, envolvimento de diversas entidades acadêmicas e profissionais, e embasamento científico nacional e internacional.

Segundo a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, o Guia alimentar para a população brasileira se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.
“Esperamos que este guia seja utilizado nas casas das pessoas, nas unidades de saúde, nas escolas e em todo e qualquer espaço onde aconteçam atividades de promoção da saúde”, afirmou Patrícia Jaime.

Acesse o Guia alimentar para a população brasileira no portal do Departamento de Atenção Básica e dissemine essa ideia.