quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Informe MS - Hanseníase






Luta Contra a Hanseníase: profissionais devem reforçar a busca ativa

12/02/2015

O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, em virtude da magnitude da doença no país e do seu alto poder incapacitante. Neste contexto, está em curso a Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro (25). O objetivo da campanha é alertar sobre os sinais e sintomas da doença, bem como incentivar a procura dos serviços de saúde por parte da população. Para maior visibilidade às ações inerentes à campanha, a Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGDHE/SVS/MS) orienta e mobiliza os profissionais de saúde para a busca ativa de casos novos da doença e avaliação dos contatos.
Com o slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e o tratamento oportuno dos casos, como estratégia adotada para redução da carga da doença. Além disso, as ações de informação e educação em saúde visam a superação do estigma e do preconceito em relação à hanseníase.
Avanços - Nos últimos anos houve muitos avanços, inclusive no processo de descentralização das ações de hanseníase para a atenção básica. Mas ainda há desafios, principalmente em relação ao acesso, acolhimento e atendimento aos usuários na rede de atenção à saúde para favorecer a redução do diagnóstico tardio da doença e possibilitar maior prevenção.
Dados Epidemiológicos da hanseníase
No ano de 2013, o Brasil registrou 31.044 casos novos de hanseníase, o que corresponde a um coeficiente de detecção geral de 15,44/100.000 habitantes, e uma classificação de “alta” endemicidade, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde. Além disso, no mesmo ano, cerca de duas mil pessoas foram diagnosticadas com grau de incapacidade física 2, refletindo assim, a dimensão e o impacto da doença no país.