quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Notícias - Carnaval com Alegria e Saúde




Para melhor visualização clique na imagem!!

As grandes emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior do Estado terão reforço na escala de profissionais para melhor atender os foliões pernambucanos e turistas, durante as festas de Momo.  Ainda assim, em caso de necessidade, é importante ficar atento para encontrar o serviço de saúde que mais se enquadra ao perfil do paciente.
Para auxiliar a população, foram impressos folhetos informativos bilíngues com os serviços de saúde que a rede estadual oferece. Com ênfase no slogan "Carnaval com alegria e saúde para todos", o material traz endereços de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de grande porte, gerais e regionais, além de policlínicas, facilitando a busca do usuário, que pode encontrar o local de atendimento por especialidade ou por município. O informativo também traz telefones úteis como os números das ouvidoria da Saúde e da Mulher. O folheto também pode ser baixado abaixo, na área de download, para que todos tenham acesso fácil ao material. 
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – Se os foliões precisarem de atendimento médico, é importante saber qual unidade procurar. Em casos de menor gravidade, como torções, dores de cabeça intensa e pequenos cortes, os usuários podem procurar de forma espontânea nas Unidades de Pronto Atendimento, que funcionam 24h e contam com atendimento em clínica médica, pediatria e ortopedia. Caso necessário, após o primeiro atendimento nas UPAs, o paciente pode ser encaminhado para uma emergência de maior complexidade para um atendimento mais especializado. Nesse caso, a transferência é feita pela própria unidade, por meio de contato com a Central de Regulação.
Já as grandes emergências do Estado, como os hospitais Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e da Restauração, são voltados para casos de maior gravidade, como politraumatizados e vítimas de armas de fogo. Nesse caso, os pacientes mais graves têm prioridade no atendimento e são encaminhados pelas UPAs, outros hospitais ou pelo Samu.
Atualmente, o Estado conta com 15 UPAs, sendo 13 na RMR e 2 no interior, nos municípios de Caruaru e Petrolina. É importante lembrar que as policlínicas municipais também funcionarão normalmente para atender os seus moradores. Para melhor esclarecer os cidadãos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) preparou um guia das unidades de saúde do Estado, separados por perfil de atendimento e complexidade.