segunda-feira, 2 de março de 2015

Informe MS - Lançamento de Protocolos







Protocolos lançados hoje fortalecem a capacidade clínica e de comunicação das UBS

26/02/2015


Gestores e trabalhadores do SUS ganham hoje mais uma publicação especial, que apresenta estratégias para o aumento da resolutividade, da capacidade de coordenação do cuidado e da legitimidade social da Atenção Básica.

Trata-se do primeiro volume da publicação “Protocolos de encaminhamentos da atenção básica para a atenção especializada”, voltados à Endocrinologia e Nefrologia, lançada na manhã desta quinta-feira (26), pelo diretor do Departamento de Atenção Básica, Eduardo Alves Melo.

O lançamento aconteceu durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e teve foco no destaque que a publicação dá a alguns aspectos presentes no processo de referenciamento de usuários para outros serviços especializados, que são abordados sob a forma de protocolos de encaminhamento.

Tais protocolos deverão ser articulados a processos que aumentem a capacidade clínica das equipes e que fortaleçam práticas de microrregulação nas unidades básicas de saúde (UBS). Mais do que isso, que propiciem a comunicação entre UBS, centrais de regulação e serviços especializados, como a pactuação de fluxos e protocolos, apoio matricial presencial e/ou a distância.

São, portanto, ferramentas de gestão e de cuidado, e tanto orientam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constituem em referência que modula a avaliação das solicitações pelos médicos reguladores.

Acesse o PDF e conheça o conteúdo da publicação.