quarta-feira, 4 de março de 2015

Informe MS - NutriSUS x PSE






Estratégia NutriSUS é lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde

02/03/2015

                                   

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social (MDS), lançou oficialmente a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes – NutriSUS, que já vem sendo implantada em diversos municípios brasileiros.
A apresentação nacional aconteceu nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, e contou com a presença do ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro, do diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, Eduardo Alves Melo, e da coordenadora-geral substituta de Alimentação e Nutrição do MS, Gisele Ane Bortolini.
A iniciativa consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó aos alimentos que a criança, com idade entre 6 e 48 meses, irá consumir em uma de suas refeições diárias oferecidas nas creches vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).
Considerando as evidências e o impacto positivo da fortificação com múltiplos micronutrientes na redução da anemia e outras carências nutricionais específicas, a ação tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle de tais deficiências na infância.

Adesão
A adesão deverá ser realizada no processo de adesão anual do PSE, pelo gestor municipal, por meio do Portal do Gestor, disponível no link:http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab
Conheça ainda a matéria completa sobre a Estratégia no Portal da Saúde e a página da NutriSUS em nosso site, que contem todos os materiais de apoio sobre a estratégia, em especial, as seguintes versões preliminares:
FAQ (em breve)