terça-feira, 24 de março de 2015

Informe MS







Caderneta da gestante já está disponível para uso e sugestões

18/03/2015

A Caderneta da Gestante é um instrumento fundamental para o registro das informações de acompanhamento da gestação e deve ser parte essencial do processo de trabalho dos profissionais de saúde, sendo utilizada em todas as consultas do pré-natal.
As informações inseridas na caderneta podem apoiar o profissional no diálogo com a gestante e nas ações de educação em saúde, e ajudam a gestante a esclarecer dúvidas, se preparar para o parto e a amamentação, conhecer seus direitos, os sinais de alerta, entre outros.
Com o objetivo de avaliar e qualificar as informações presentes na Caderneta da Gestante, bem como auxiliar no processo de trabalho dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde solicita aos profissionais, usuários e gestores do SUS que registrem suas dúvidas, sugestões e impressões relacionadas à nova Caderneta da Gestante em um formulário próprio. Para colaborar, acesse o formulário aqui
Sua participação é essencial para qualificar a atenção e o cuidado pré-natal e garantir que as gestantes tenham acesso a informações adequadas para vivenciarem uma gravidez e um parto saudáveis.
A nova Caderneta da Gestante está disponível em pdf.

Para visualizar a Ficha Perinatal, acesse aqui.

Consulte também a Nota Técnica informativa sobre distribuição da Caderneta da Gestante.

Confira a relação de distribuição da caderneta da gestante por estado.