quarta-feira, 20 de maio de 2015

Informe MS - e-SUS







Manual auxilia municípios com sistema próprio de prontuário eletrônico na implantação da Estratégia e-SUS AB

19/05/2015

Os municípios que já dispõem de sistema próprio de prontuário eletrônico na Atenção Básica também poderão transmitir dados para a base de dados nacional, o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Para viabilizar a “conversa” entre os prontuários, é necessário desenvolver uma API (Application Programming Interface) em seu prontuário eletrônico, utilizando o framework Apache Thrifty.
Com o intuito de auxiliar os usuários que desconhecem este tipo de aplicação/framework a iniciar o processo de interface, o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde disponibilizou em seu portal o Manual de Exportação – API Thrift. Acesse:http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus/manual_exportacao_1.3/index.php
A publicação indica os caminhos para acessar a documentação oficial do framework desenvolvido pela Apache que possibilita a comunicação entre diferentes sistemas, bem como oferece detalhes da programação relacionada às características do e-SUS AB. O manual traz ainda o dicionário de dados, que consiste numa lista de informações que deverão ser incluídas no envio de dados para a base nacional, quase todas constantes no Registro de Atendimento Simplificado (RAS).
Os técnicos dos municípios que encontrarem dificuldades no desenvolvimento de seus projetos poderão registrar suas dificuldades pela central de atendimento do Ministério da Saúde, pelo número 136. De acordo com os gestores da ferramenta em nível nacional, no mês de abril, pelo menos 50 municípios brasileiros que contam com sistema próprio já enviaram informações da produção de março por meio do e-SUS AB.
O manual do Thrift bem como os softwares necessários à implantação da estratégia estão disponíveis no endereçohttp://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php.