terça-feira, 3 de novembro de 2015

Informe MS - PMAQ-CEO







PMAQ-CEO: aberta a adesão dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

29/10/2015


Está aberto, até o dia 30 de novembro, o processo de adesão ao 2º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEOs).
Atualmente, o Ministério da Saúde tem 1.034 centros implantados que podem fazer adesão ao 2° ciclo do Programa, que vem com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade nos CEOs, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal.
Entre as mudanças do novo ciclo, há a revisão da composição do programa, agora formada por três fases e um Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento. Confira outras mudanças:
- Cada ciclo ocorrerá a cada 24 meses;
- O Eixo Transversal é composto por:
I – autoavaliação;
II – monitoramento;
III – educação permanente;
IV – apoio institucional; e
V – cooperação horizontal.
A certificação dos centros também passa por alterações e será de acordo com os seguintes desempenhos: I – Ótimo; II – Muito Bom; III – Bom; IV – Regular; e V – Ruim. A classificação levará em conta as etapas de autoavaliação, análise dos indicadores e avaliação externa, formada por padrões estabelecidos como mínimos de qualidade: essenciais e estratégicos.
Para fazer a adesão, basta acessar o Portal do Gestor e seguir os passos descritos.

Acesse também o Manual Instrutivo Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.