quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Informe MS - Lista completa de certificação PMAQ





Divulgada lista completa de certificação do PMAQ

28/01/2015

O Departamento de Atenção Básica acaba de divulgar a segunda e última lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Nesta lista de certificação, estão sendo contemplados 5.072 municípios, referentes à certificação de 30.522 equipes de Atenção Básica (100%), 19.946 equipes de Saúde Bucal (100%) e 1.813 Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF (100%).
Hoje participam do programa 30.522 equipes de atenção básica e 19.946 equipes de Saúde Bucal e 1.813 NASF, que estão situadas em 5.072 municípios. O processo de certificação das equipes, que determina o volume de recursos a ser transferido aos municípios, é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados; desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos.
Na segunda lista de certificação, 4.712 equipes de atenção básica obtiveram o desempenho muito acima da média; 10.015 ficaram com desempenho acima da média; e 14.729 tiveram desempenho mediano ou abaixo da média. Quanto à saúde bucal, 2.802 equipes foram classificadas com o desempenho muito acima da média; 5.954 com desempenho acima da média; e 8.757 com desempenho mediano ou abaixo da média. Já os NASF, foram 285 equipes classificadas com o desempenho muito acima da média, 604 com desempenho acima da média e 884 com desempenho mediano ou abaixo da média.
Avanços
Alguns dados preliminares referentes a ofertas disponibilizadas pelas UBS e pelas equipes, além da satisfação dos usuários merecem destaque:
- Mais de 74,5% das UBS divulgam para os cidadãos as ações e ofertas de serviços das equipes; mais de 96,9% das equipes das UBS avaliadas realizam a retirada de pontos; mais de 90,9% realizam a coleta de exame citopatológico; 52,4% das equipes realizam drenagem de abcesso, 55,3% aplicação de penicilina G Benzatina, e 60,4% das equipes realizam lavagem de ouvido nas UBS.
- Mais de 90% das equipes ofertam consultas voltadas para o pré-natal, atendimento a crianças, e a agravos como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em relação à saúde bucal, mais de 80% das equipes de saúde bucal ofertam consultas para crianças de até 05 anos de idade e ofertam ações de prevenção e detecção de câncer de boca.
- 74,3% dos cidadãos entrevistados consideram as instalações das UBS boas; mais de 82% consideram o cuidado recebido pela equipe como “bom” ou “muito bom”, não mudariam de UBS ou equipe, caso tivessem a oportunidade, e 86% recomendariam a UBS a um amigo ou familiar.
Acesse aqui a lista de equipes certificadas por estado e município.
Os gestores municipais continuam acessando os dados da certificação das suas equipes no Portal do Gestor do DAB. Para acessar o sistema, o gestor deve acessar a área restrita com CPF (login) e senha; em seguida, vá para a aba "certificação do 2º Ciclo" e faça o download da planilha com as equipes certificadas.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Informe MS - Revista Brasileira Saúde da Família




DAB faz chamado para participação dos leitores na Revista Brasileira Saúde da Família

27/01/2015

O Departamento de Atenção Básica (DAB) convida o leitor a enriquecer o dia a dia dos profissionais da AB, colaborando com as futuras edições da Revista Brasileira Saúde da Família. A colaboração pode seguir em forma de comentários ou produções para a equipe de comunicação do DAB, responsável pela criação da publicação.

A participação pode se dar em três espaços:

1. Na seção Comentário Web, espaço de comunicação direta com a redação da revista, onde são publicados e-mails dos leitores, com suas impressões, elogios, sugestões e outros breves comentários que queiram dividir com os colegas;

2. Na seção Pelo Mundo, onde podem ser publicados textos de autoria dos trabalhadores da AB, tais como depoimentos, relatos de experiência ou reflexões sobre seu trabalho;

3. No Espaço Galeria, onde podem ser compartilhados imagens, fotografias, poemas e demais expressões artísticas produzidas por profissionais da AB e que tenham a ver com este universo.

Isso significa que, além de expor feedbacks, sugestões ou comentários sobre o que foi lido, o interessado também pode dividir com os demais leitores textos de sua autoria, colaborando com a publicação e ajudando a equipe do DAB a oferecer um conteúdo sob medida para os profissionais da Atenção Básica.

Como enviar sua colaboração
Em primeiro lugar, lembrar que todos os textos e imagens devem ser enviados para o e-mail revista.sf@saude.gov.br. E, para cada seção, é preciso observar as seguintes orientações:

Comentários: devem ser curtos e objetivos.
Textos: devem ter cerca de 1.800 a 2.000 caracteres com espaço.
Galeria: as imagens devem ter boa resolução (mínimo de 300 dpi e 3.000 pixels).

Observações:
a) A equipe da revista se reserva o direito de editar ou resumir os textos conforme o espaço disponível;
b) Os(as) autores(as) concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação de suas colaborações, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios;
c) Eles autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução na Comunidade de Práticas, em sites, redes sociais e bibliotecas virtuais relacionados ao Ministério da Saúde e similares;
d) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Informe MS - Nova versão do e-SUS




E-SUS ganha nova versão dos softwares PEC e CDS

23/01/2015

Com a missão de acompanhar o desenvolvimento e implementação do e-SUS, o Departamento de Atenção Básica (DAB) acaba de lançar a versão 1.3.06 dos softwares PEC e CDS da estratégia.
A atualização altera o módulo de transmissão e simplifica o acesso e envio de dados por parte do usuário, além de garantir que o DAB se mantenha fiel na qualificação e evolução das novas versões do sistema.
Garantindo importantes correções, a nova versão substitui a antiga para manter o bom funcionamento do sistema e sua adequação à realidade dos municípios brasileiros. O departamento sugere, portanto, que a atualização seja feita o quanto antes.
Conheça as principais alterações realizadas nesta versão:
- Alteração do módulo de transmissão de dados para corrigir problemas de envio de registros da versão 1.2 para o Centralizador Nacional;
- Criação do relatório de inconsistências de importação de registros via thirft para municípios que utilizam sistemas próprios;
- Mensagem de alerta quando o PEC não reconhece o arquivo a ser importado como arquivo válido. A mensagem indica onde o usuário pode encontrar o log do sistema e identificar o problema;
- Correção na visualização da informação do país de nascimento no Cadastro Individual das fichas recebidas de outra instalação;
- Correção da forma de conversão do campo "Reside desde" dos registros de cadastro domiciliar.

Observações:
1. O processo de atualização pode demorar conforme o volume de dados do banco;
2. Caso ocorra algum erro durante a atualização para a versão 1.3.06, como o travamento em uma das etapas, entre em contato com o Suporte 136 para as devidas orientações. Ele apoiará na solução do problema, ou o encaminhará para a equipe técnica, identificando o erro e o corrigindo o quanto antes.
Para obter mais informações, acesse, por favor, o Portal DAB/E-SUS AB.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Portaria Nº 13 - Mais Médicos

Estabelece regras de inserção do profissional do "Projeto Mais Médicos para o Brasil" às equipes de saúde habilitadas na Portaria Nº 1.143 SAS/MS, de 29 de outubro de 2014.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnb2k2anlIWjcwYmt2XzhSb2FvbHdWSjRfVFlr/view?usp=sharing

Portaria Nº 1 - PROVAB

Divulga relação dos médicos que concluíram o PROVAB, referente ao ano de 2013, e que estão aptos a utilizarem pontuação adicional de 10% nos processos seletivos de residência médica 2015.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 08/01/15, página 41.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmncklwLXd3ejdRbzdtYWU3THZETTNZLVhZM2pz/view?usp=sharing

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PSE - SIMEC

Disponibilizamos a seguir os link's de acesso ao SIMEC:

Perfis_SIMEC:
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnaUs3bDhCNThKUllIUW4xTVNrSW04Qzc1bTZj/view?usp=sharing

Passo 1_Solicitar acesso no SIMEC:
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnMnZDWXBwQ2o2MDVzdkF4dDhoTURDVUd4RkFV/view?usp=sharing

Passo 2_Como liberar senhas SIMEC:
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnQjdnQXkyeXdKVjlzZmFteW5EUTZzNktTZURv/view?usp=sharing

Passo 3_Digitação das acões no SIMEC:
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnWGxjZ3I1Q3RBMnNUU0tqc1Z2OHd5MUs1dFZZ/view?usp=sharing

Legislação da Atenção Básica - DAB/MS

A página do DAB/MS também permite acessar a legislação referente aos áreas da Atenção Básica.

Clique no link abaixo:
http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=legislacoes

Publicações das Políticas Nacionais

No site do DAB/MS estão as publicações do Ministério da Saúde referentes às Políticas. Confira nos links abaixo:

PNAB - Política Nacional de Atenção Básica
PNAN - Política Nacional de Alimentação e Nutrição
PNPIC - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares
PNSB - Política Nacional de Saúde Bucal

Notícias - Curso de Capacitação - EAD

Prezado Gestor,

A Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério da Saúde está realizando o Curso de Capacitação em Atenção à homens e mulheres em situação de violência por parceiros íntimos.
As inscrições para o curso estão abertas e a próxima turma terá seu início já no dia 12/01/2015..
O curso é totalmente à distância, com carga horária de 120 horas a ser realizado em até 3 meses.
É importante salientar ainda que o curso é totalmente gratuito, autoinstrucional, ou seja, o aluno faz de acordo com o seu tempo.
O curso tem como público-alvo profissionais de nível superior que atuam nas equipes de saúde da família, NASF, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), equipes de saúde do sistema prisional e profissionais de saúde do SUS que atuam na área de violência.
                                 
O principal objetivo deste curso é que o profissional de saúde, saiba reconhecer se os sintomas e lesões apresentados pelas usuárias e usuários podem estar ligados a situações de violência por parceiros íntimos, realizando a identificação, o acolhimento e os encaminhamentos adequados. Além disso, o curso busca apresentar como esta violência se apresenta geralmente de forma diversa entre homens e mulheres e como isto está relacionado, dentre outras questões, às construções de gênero.        

Segue abaixo o link de inscrição e divulgação do curso:

Cadernos da Atenção Básica

Na página do DAB/MS você pode acessar os Cadernos da Atenção Básica, os quais abordam diversos temas.

São eles:

CAB Nº 12 - Obesidade 
CAB Nº 13 - Controle dos Cânceres de Colo de Útero e Mama (2ª Edição)
CAB Nº 14 - Prevenção Clínica de Doença Cardiovascular, Cerebrovascular e Renalcrônica
CAB Nº 15 - Hipertensão Arterial Sistêmica
CAB Nº 16 - Diabetes Mellitus
CAB Nº 17 - Saúde Bucal
CAB Nº 18 - HIV/AIDS, hepatites e outras DST
CAB Nº 19 - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa
CAB Nº 20 - Carências e Micronutrientes
CAB Nº 21 - Vigilância em Saúde: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e TB
CAB Nº 22 - Vigilância em Saúde: zoonoses
CAB Nº 23 - Saúde da Criança: nutrição infantil, aleitamento materno e nutrição complementar
CAB Nº 24 - Saúde na Escola
CAB Nº 25 - Doenças Respiratórias Crônicas
CAB Nº 26 - Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva
CAB Nº 27 - Diretrizes do NASF
CAB Nº 28 - Acolhimento à Demanda Espontânea: volume 1 e volume 2
CAB Nº 29 - Rastreamento
CAB Nº 30 - Procedimentos
CAB Nº 31 - Práticas Integrativas e Complementares
CAB Nº 32 - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco
CAB Nº 33 - Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento
CAB Nº 34 - Saúde Mental
CAB Nº 35 - Estratégia para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica
CAB Nº 36 - Diabetes Mellitus
CAB Nº 37 - Hipertensão Arterial Sistêmica
CAB Nº 38 - Estratégia para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Obesidade
CAB Nº 39 - Núcleo de Apoio ao Saúde da Família

Notícias - Almanaque do ACS


Compartilhamos com vocês o link do Almanaque do Agente Comunitário  de Saúde.

O Almanaque foi elaborado por um grupo de pesquisadores e educadores liderado pela Professora Regina Marteleto da UFRJ e, que conta com vários autores e colaboradores do nosso campo da EPS. 

É uma publicação com grande identidade com o que discutimos e buscamos realizar com a PNEPS-SUS. Traz uma linguagem diversificada, problematizadora e descontraída. Sem falar do histórico sobre a estruturação da categoria do ACS, suas bandeiras, conquistas e desafios.

Importante destacar que o mesmo contou com a revisão do DAGEP e o do Departamento de Atenção Básica (DAB), assim, se configura em uma publicação atual e contextualizada em relação à Política de Atenção Básica.

Nossa proposta é o utilizarmos na fase de aprofundamento do Curso de Educação Popular em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde e de Vigilância em Saúde.

Boa leitura!!



Almanaque do ACS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/almanaque_agente_comunitario_saude.pdf

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Portaria Nº 2.919 - Equipamentos e Material Permanente

Habilita propostas de Municípios e Estados a receberem recursos referentes à aquisição de Equipamentos e Material Permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 31/12/14, página 123.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnV0dsU2dNZHVvT1NrdVB4SjktaFBfaVVmd2Vr/view?usp=sharing

Portaria Nº 2.875 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de ESF, ESB e ACS nos municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no SCNES.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 31/12/14, página 115.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnS1dmS3VqRk1pN251NHdHZDVCZjdITlkxM3k4/view?usp=sharing

Portaria Nº 2.863 - Equipamentos e Material Permanente

Habilita propostas de municípios e estados a receberem recursos referentes à aquisição de Equipamentos e Material Permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 30/12/14, página 64.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnc0t5SUZkdHpoZjg5RERjT2FTdDZ0SUlKQ19F/view?usp=sharing

Portaria Nº 2.860 - Telessaúde

Define os valores do incentivo financeiro de custo mensal destinado aos Núcleos de Telessaúde.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 30/12/14, página 62.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnNFFudjFNQ0prQnZWeDYyZzNLbVowdzBqYlJR/view?usp=sharing

Portaria Nº 2.859 - Telessaúde

Institui o incentivo financeiro de custeio mensal destinado aos Núcleos Intermunicipais e Estaduais de Telessaúde.

Para acessar a Portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 30/12/14, página 61.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnVFphT1NTR3BfQnFpMjliNUdaalJQNFI5UHBN/view?usp=sharing