quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Informe MS - Prazo PMAQ








PMAQ: começa a contagem regressiva para o fim do prazo de adesão

18/11/2015

A poucos dias do encerramento do prazo de adesão ao PMAQ, que vai até 30 de novembro, este é o momento para que gestores se reúnam com as equipes e decidam acerca da participação no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
De acordo com o Painel de Adesões, disponível em http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/pmaq_relatorio/relatorio/adesaopmaq, até o final da manhã desta quarta-feira (18), quase 18 mil equipes AB já foram recontratualizadas, sendo 13.489 com saúde bucal. Há 5.793 novas equipes querendo participar do programa e 2.723 NASF sendo ranqueados. Entre os estados com maior porcentagem de adesões destacam-se: Acre, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
Vale ressaltar que, como qualquer outro sistema de adesão/inscrição por via eletrônica, é bom não deixar para fazer a adesão na última hora, sob risco de sobrecarga na rede.
e-SUS AB
Na tarde desta terça-feira (17), o coordenador-geral de Avaliação e Monitoramento do Departamento de Atenção Básica (CGAA/DAB), Allan Nuno, participou de uma WebTV promovida pelo DAB, na qual respondeu a diversas perguntas dos espectadores. Um dos assuntos que despertou grande interesse foi o uso do e-SUS AB para a avaliação do PMAQ. Allan ressaltou que os indicadores do 3° Ciclo serão avaliados com base nos dados informados no e-SUS AB e aqueles municípios que ainda não possuem a estratégia devem implantá-la até 31 de dezembro de 2015. Os munícipios que usam um sistema próprio devem atentar para a utilização da tecnologia Thrift para transmitir seus dados para o banco nacional do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB). A gravação completa pode ser acessada em: http://youtu.be/Hq-5AFDrqS0

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Informe MS - PMAQ







3º Ciclo do PMAQ na WEBTV

16/11/2015

Nesta terça-feira (17), às 16h, o coordenador geral de monitoramento e avaliação do DAB, Allan Nuno, participará de bate-papo ao vivo sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
A transmissão será feita em link disponibilizado na Comunidade de Práticas. Basta acessar a plataforma virtual, no horário estipulado, e ela direcionará o visitante para o endereço da conversa on-line.
Na ocasião, o coordenador falará sobre as novidades do 3º ciclo do PMAQ e responderá perguntas e comentários que poderão ser feitos via fanpage da CdP e também pela comunidade do PMAQ no portal CdP.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Informe MS - e-SUS







e-SUS AB: DAB disponibiliza nova versão do PEC

13/11/2015

Já está disponível para download a atualização da versão 2.0.4 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB.
Para garantir o bom funcionamento do sistema, a nova versão traz as seguintes alterações:
- Correção no processo de sincronização do aplicativo AD com o PEC;
- Geração correta de relatórios após a importação do CNES, realocando corretamente uma equipe para outra unidade de saúde quando necessário;
- Inclusão do CBO 5151F1: agente de combate a endemias; e
- Otimizações na geração dos relatórios consolidados, tornando a funcionalidade mais rápida.

Os requisitos mínimos para essa versão foram alterados em alguns cenários, conforme detalhado nos exemplos a seguir.

Configuração mínima:
Exemplo 1 – Servidor para até 20 usuários, com banco de dados Postgres:
- memória RAM de 4 GB/8 GB;
- processador de 2,0 GHz Dual Core/3,0 GHz Quad Core;
- disco rígido de 20 GB 50 GB; e
- sistema operacional com arquitetura 32/64 bits.
Obs.: vale ressaltar que, conforme as especificações mínimas para instalação do e-SUS AB PEC, o sistema operacional de 32 bits somente atende ao primeiro cenário de utilização com até 20 usuários simultâneos, em virtude das limitações de utilização de hardware.

Exemplo 2 – Servidor para até 150 usuários, com banco de dados Oracle:
- memória RAM de 16 GB/32 GB;
- processador de 2,0 GHz Quad Core/3,0 Ghz Quad Core;
- disco rígido de 200 GB/400 GB; e
- sistema operacional com arquitetura 64 bits.

Para fazer o download da aplicação, acesse o linkhttp://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php?conteudo=download

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Informe MS - PMAQ







Retratos da Atenção Básica no Brasil: publicado novo número, com dados sobre as equipes de AB

11/11/2015

O Departamento de Atenção Básica acaba de disponibilizar o terceiro relatório da série Retratos da Atenção Básica no Brasil, que traz os dados sobre as equipes de Atenção Básica.
A divulgação dos Resultados do Primeiro Ciclo do PMAQ-AB tem seguimento com a apresentação desse primeiro volume, dedicado à gestão do processo de trabalho. O segundo volume, sobre atenção à saúde, será publicado em breve.

O relatório Equipes de Atenção Básica – Volume I divulga os resultados referentes a 17.202 unidades básicas de saúde com eABs que foram visitadas no primeiro ciclo do PMAQ. Na ocasião, foram verificadas questões como: população de referência da equipe de Atenção Básica; planejamento das ações da equipe de Atenção Básica, coordenação do cuidado na Rede de Atenção e resolutividade, acolhimento à demanda espontânea, visita domiciliar e cuidado realizado no domicílio, oferta de serviços e participação do usuário.
Retratos da Atenção Básica
Por meio dos Retratos da Atenção Básica no Brasil 2012, o DAB torna públicos os resultados do primeiro ciclo do PMAQ, a partir de um conjunto de relatórios temáticos, com base na avaliação das equipes no programa.
A publicação dos relatórios faz parte das ações do MS para promover a transparência dos resultados. Dessa forma, pretende-se garantir a participação e o controle social, ao considerar a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e a satisfação dos usuários, além de permitir o acompanhamento das ações e resultados do PMAQ pela sociedade.
A ideia é que o material possa auxiliar e subsidiar gestores e trabalhadores da Saúde no planejamento de ações e nas reflexões de seus processos de trabalho. Dessa forma, a intenção é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, em seu papel protagonista de produção e gestão do cuidado integral em rede, impactando positivamente na vida das pessoas.
A divulgação dos resultados do PMAQ-AB iniciou com a disponibilização dos relatórios descritivos, que trazem os resultados do primeiro e do segundo ciclos do programa e podem ser acessados no Portal do Gestor do DAB. Também estão disponíveis, no site do DAB, os microdados do primeiro ciclo do PMAQ, com os resultados de todas as variáveis avaliadas no instrumento de avaliação externa.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Informe MS - PMAQ-CEO







PMAQ-CEO: aberta a adesão dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

29/10/2015


Está aberto, até o dia 30 de novembro, o processo de adesão ao 2º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEOs).
Atualmente, o Ministério da Saúde tem 1.034 centros implantados que podem fazer adesão ao 2° ciclo do Programa, que vem com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade nos CEOs, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal.
Entre as mudanças do novo ciclo, há a revisão da composição do programa, agora formada por três fases e um Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento. Confira outras mudanças:
- Cada ciclo ocorrerá a cada 24 meses;
- O Eixo Transversal é composto por:
I – autoavaliação;
II – monitoramento;
III – educação permanente;
IV – apoio institucional; e
V – cooperação horizontal.
A certificação dos centros também passa por alterações e será de acordo com os seguintes desempenhos: I – Ótimo; II – Muito Bom; III – Bom; IV – Regular; e V – Ruim. A classificação levará em conta as etapas de autoavaliação, análise dos indicadores e avaliação externa, formada por padrões estabelecidos como mínimos de qualidade: essenciais e estratégicos.
Para fazer a adesão, basta acessar o Portal do Gestor e seguir os passos descritos.

Acesse também o Manual Instrutivo Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.