quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Informe MS - Aedes aegypti




Aedes aegypti: MS amplia suporte aos ACS e ACEs com atualização online e 0800
04/02/2016

O Ministério da Saúde (MS) acaba de lançar o Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti, como uma das ferramentas para enfrentar o aumento do número de casos registrados das doenças dengue, chikungunya e zika.
O curso adquire especial relevância já que o Ministério da Saúde declarou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) devido às sérias complicações que estas epidemias causam à população, entre elas a microcefalia em recém-nascidos.
A capacitação foi produzida em parceria com o TelessaudeRS e o público alvo principal são os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), mas pode ser realizado pelos demais profissionais que atuarão no combate a este vetor, como os membros das Forças Armadas e líderes comunitários, que poderão atualizar os conhecimentos sobre as doenças e sobre como eliminar o mosquito.
Com carga horária de 16 horas, o curso visa complementar as ofertas do ministério para qualificar os trabalhadores que estão lutando contra os focos do mosquito, em especial os agentes comunitários de saúde (ACS), cujo papel no combate às epidemias foi reforçado com a portaria GM/MS nº 2.121, publicada pelo Ministério da Saúde em 18 de dezembro de 2015.
Para acessar o conteúdo do curso é preciso fazer um cadastro na plataforma virtual do AVA-SUS (https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/) ou do Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (https://pt.surveymonkey.com/r/curso_aedes) e começar as aulas virtuais.
Os alunos que acabarem a formação vão receber um certificado ao final.

Suporte pelo 0800 oferecido pelo TelessaúdeRS
O atendimento telefônico gratuito vai possibilitar que os profissionais que atuarão no combate ao Aedes Aegypti possam esclarecer dúvidas relativas ao mosquito, às doenças que transmite e ao cuidado com a microcefalia. O 0800 645 3308 oferecerá suporte técnico-assistencial prestado pelo TelessaúdeRS, de segunda a sexta, das 8h00 às 17h30 (horário de Brasília).
O TelessaúdeRS já prestava suporte técnico via telefone a médicos e enfermeiros da Atenção Básica (AB) e, durante esse momento de emergência em saúde pública, vão atender os agentes comunitários de saúde, de endemias e demais profissionais que trabalham no combate ao vetor. O objetivo de oferecer essa ferramenta é que esses trabalhadores posam esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnóstico, procedimentos e tratamento de doenças comuns na AB, buscando a melhoria da qualidade do atendimento, aumento da capacidade clínica e a ampliação de ações ofertadas pelas equipes.
Além disso, será possível esclarecer dúvidas sobre como realizar as ações de identificação de focos e combate ao mosquito, orientações sobre utilização de serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos e demais orientações para população sobre diagnóstico e tratamento da dengue, chikungunya, zika vírus e microcefalia.
Sobre o TelessaúdeRS
A central TelessaúdeRS integra o Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (http://www.telessaudebrasil.org.br/). Essa iniciativa visa à expansão dos canais e meios de comunicação entre profissionais e gestores, para oferecer acesso rápido e de qualidade sobre a assistência à saúde, e, ainda, qualificar a práticas de atendimento na Atenção Básica, ampliando a autonomia das equipes na tomada de decisão clínica e gerencial.
Acesse mais informações também pela plataforma: http://www.telessaudebrasil.org.br/