quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Informe MS - Programa Bolsa Família






Sistema de Gestão do PBF começa 1ª vigência com apelo ao acompanhamento de gestantes

02/02/2016

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde já se encontra disponível para inserção do acompanhamento das condicionalidades da 1ª vigência de 2016, que vai até o dia 30 de junho. Ao todo, deverão ser acompanhadas 13.463.755 famílias em todo o país, sendo 7.716.289 crianças e aproximadamente 480 mil gestantes.
A coordenação federal do programa faz um apelo às gestões municipais para intensificar a identificação de gestantes, para garantir a essas mulheres acesso precoce ao pré-natal e ao conjunto de ações relacionadas ao cuidado durante a gestação, que incluem também a prevenção da microcefalia.
Vale ressaltar que as grávidas acometidas pelo zika vírus podem ter bebês com microcefalia o que aumenta a necessidade de intensificar as ações de orientação às famílias sobre as medidas de proteção ao mosquito Aedes Aegypti, em especial durante a gestação.
Crianças e gestantes sem acompanhamento
A coordenação federal do programa chama a atenção dos gestores para os casos de não acesso à vacinação e pré-natal registrados no acompanhamento das crianças e gestantes. Na 2ª vigência de 2015, 4.127 crianças estavam com calendário de vacinação atrasado e 1.682 gestantes sem acesso ao pré-natal. É importante lembrar que o acesso à vacinação e pré-natal são ações básicas de saúde e devem estar disponíveis a todo e qualquer usuário do SUS.
O monitoramento do desempenho dos estados e municípios ao longo da vigência pode ser feito por meio do site: http://bolsafamilia.datasus.gov.br/w3c/bfa_relconsol.asp. Em caso de dúvidas, o profissional deve entrar em contato com a área técnica responsável pelas ações de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde de seu estado.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.