quinta-feira, 19 de maio de 2016

Informe MS - Academia da Saúde






Começou o Monitoramento de Gestão do Academia da Saúde

18/05/2016

Os gestores passam a contar com um instrumento essencial para planejamento e avaliação das ações realizadas, por meio de informações atuais que subsidiem a qualificação e o fortalecimento do Programa no país e no território.
As informações serão levantadas até dia 31 de maio utilizando três tipos de formulários diferentes: um para a gestão estadual, outro para a municipal e outro para os polos em funcionamento. Com os dados, é possível identificar os modos de gestão do programa em cada município, as estratégias de divulgação no território, as ações de educação permanente, as parcerias, além de características de seu funcionamento.
Antes do preenchimento dos formulários, o Ministério da Saúde realizou uma série de videoconferências com os estados para poder tirar dúvidas sobre o processo e garantir que os dados obtidos fossem os mais qualificados possíveis.
A responsabilidade pelo monitoramento do Programa Academia da Saúde é compartilhada entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, em um esforço coletivo de produção de informações que correspondam à realidade local e regional para que subsidiem o planejamento e a tomada de decisões no âmbito federal.
Para saber mais informações e ter acesso aos resultados do monitoramento do ano passado, clique aqui.