quarta-feira, 25 de maio de 2016

Informe MS - Teleconsultoria





Serviço de teleconsultoria está disponível para médicos e enfermeiros da AB de todo o Brasil

24/05/2016

O Ministério da Saúde, a partir do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferta o serviço de teleconsultorias a médicos e enfermeiros da atenção básica. O serviço tem o objetivo de auxiliar esses profissionais nas principais dúvidas clínicas e de processo de trabalho buscando, dessa forma, ampliar a resolutividade do cuidado, com teleconsultores preparados para responder suas dúvidas ou questionamentos, baseados em evidências científicas.
A partir do uso da teleconsultoria, é possível que os profissionais conversem com os especialistas a fim de diminuir os encaminhamentos de casos que necessitem de atendimento mais especializado ou qualificá-los. Assim, a teleconsultoria coloca as equipes de atenção básica em contato direto com outros profissionais disponíveis para apoiar na resolução de situações de saúde.
Isso significa resolução de dúvidas clínicas e qualificação do atendimento na atenção básica em tempo real. A UFRGS aponta, ainda, que 68% dos casos acompanhados de março/2013 a abril/2016 foram resolvidos no local e evitaram o encaminhamento a outro nível de atenção.
Para facilitar o acesso ao serviço, o Programa Nacional oferta o número 0800 644 6543 aos profissionais médicos e enfermeiros de atenção básica de todo o Brasil. Tenha este número sempre à mão! O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, horário de Brasília.