quinta-feira, 16 de junho de 2016

Notícias

A Coordenação da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme divulga:


SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE
DIRETORIA DE POLITICAS ESTRATÉGICAS
COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

19 de Junho

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

“CONHECER MAIS PARA CUIDAR MELHOR”

Dia 19 de Junho é o dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, instituído pela ONU – Organizações das Nações Unidas é uma data para sensibilizar, alertar e conhecer mais sobre uma das doenças hereditárias que mais afeta pessoas no Brasil, é mais comum na população negra (pretos e pardos) e no mundo é distribuída em quase todos os continentes, na África, na Ásia (Oriente Médio, Península Arábica, Índia) na América Central na América do Sul (Brasil, Suriname, Guiana) e no Sul da Europa. Estima-se que nasçam a cada ano 300 mil crianças com a doença falciforme, e que 50% delas morrerão antes dos cinco anos. Transcontinental, trans étnica, afeta as populações negras de origem africana, as populações árabes, indianas e caucasianas do Sul da Europa.

A Doença se manifesta geralmente a partir dos três meses de idade, deve ser diagnosticada na primeira semana de vida através do Teste do Pezinho, as manifestações mais frequentes da doença são anemia, infecções, edemas e quadros dolorosos intensos nos ossos, músculos e articulações, a pessoa com Doença Falciforme deve ter acompanhamento médico e da equipe multidisciplinar na Atenção Básica, cuidados adequados quando na urgência/emergência e procedimentos especializados sob internação no HEMOPE.

Nas gestantes é importante a realização do exame de eletroforese da hemoglobina no Pré Natal, nos casos de exame positivo a gestante deve ser acompanhada no Pré-Natal de Alto Risco.

É de fundamental importância o apoio familiar, o manejo adequado da doença pelos profissionais e o compromisso da assistência adequada pelos gestores de saúde.

Procure uma unidade de saúde em seu município!

Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra/SES/PE –
Fones: 081-3184- 0446 /0578/0616/0426
Hospital HEMOPE: 081-3182- 4600
Serviço de Pronto Atendimento do HEMOPE: 081-3182- 4623