quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Notícias - Cursos com Inscrições Abertas


Médicos e profissionais de saúde interessados em ampliar os conhecimentos sobre oftalmologia já podem se inscrever no curso “Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde”

Ofertado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, o curso tem como objetivo ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde, qualificando os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao manejo clínico, à organização dos serviços e dos processos de trabalho e possíveis encaminhamentos a níveis secundários e terciários. 

As matrículas podem ser feitas até o dia 20 de dezembro, pelo site.

 “É um curso que pretende dar ao profissional da linha de frente condições para resolução, de forma simples, dos principais problemas de saúde ocular da população. Resolvendo, orientando ou encaminhando, de forma a ajudar ao máximo a resolutividade da atenção básica em oftalmologia”, explica o conteudista do curso, Luiz Carlos Molinari. 

Segundo Molinari, os principais problemas oftalmológicos que atingem a população brasileira são catarata, infecções, miopia, estrabismo, ceratocone, presbiopia, glaucoma, retinopatia diabética e DMRI. “Observe que os problemas oftalmológicos passam por todas as idades. Daí a importância de ações preventivas e de investigação diagnóstica relacionadas às comorbidades, tais como diabetes e hipertensão, e que precederão o atendimento especializado em oftalmologia”, destaca.

Com carga horária de 60h, divididas em cinco unidades, o curso abordará temas como exame oftalmológico, problemas oculares frequentes na Atenção Básica de Saúde, aspectos particulares da saúde visual do recém-nascido, da criança e do idoso.

São 3000 vagas, destinadas a médicos que atuam no SUS. Qualquer pessoa, entretanto, pode acessar o curso como visitante – nesse caso, não haverá certificação.

O aluno terá até 20 de janeiro de 2017 para concluir as atividades propostas. Para aqueles que possuem cadastro no CNPES, a declaração de conclusão é emitida online e enviado por e-mail em até três dias úteis após a conclusão da avaliação final.

Além do curso de oftalmologia, não deixe de conhecer o curso Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde, também lançado pela UFMG! 

 Informações podem ser obtidas pelo e-mail: secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br


Assessoria de Comunicação Social
Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)
(61) 3329-4696