segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Informe MS





Seminário apresenta resultados do Telessaúde

06/10/2016

Alguns dados sobre o programa Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica foram apresentados no Seminário de Telediagnóstico e Telemedicina na última quarta-feira (5/10), no Ministério da Saúde. Participantes trocaram experiências do trabalho realizados nos Estados e apresentaram resultados das atividades dos núcleos, tais como o aumento do número de atendimentos em teleconsultoria e redução de filas de espera para encaminhamentos.
O Telessaúde está em 23 unidades federativas do país. Já são 46 núcleos de diagnóstico implantados e nove em andamento. “Ao longo de oito anos do programa, muitas experiências foram acumuladas. Percebemos a necessidade de realizar um seminário único para que fossem compartilhadas e, assim, vislumbrar novos rumos do telemedicina no país”, explicou Thaís Matos, coordenadora nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes.
Luciano Hammes, representante do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, destacou a importância do evento na integração da Rede dos núcleos. “Conhecemos os desafios de cada região e a postura dos núcleos diante dos problemas. O dia de hoje foi extremamente válido para aprendermos com as diferentes peculiaridades dos Estados”, afirmou o participante do Rio Grande do Sul.
Ao final do Seminário, Mônica Kafer, coordenadora-geral de Gestão de Atenção Básica, encerrou o evento elogiando a participação de todos. “O programa é um instrumento muito potente para auxiliar os profissionais da Saúde Básica. Depois de tantos relatos positivos e novas propostas, precisamos analisar todo o material para propormos melhorias ao sistema”, concluiu.
Participaram da abertura do evento o dirigente do Ministério da Saúde, Ricardo Barros, o secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), João Gabbardo dos Reis, e o diretor adjunto de Gestão de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Antônio Carlos Fernandes Nunes.
Na ocasião, o ministro da Saúde falou sobre o desafio da pasta em aumentar a resolutividade da Atenção Básica, evitando encaminhamentos desnecessários às consultas especializadas. “O seminário tem como objetivo colher as diversas experiências para avaliarmos o melhor desempenho e juntos aprimorarmos o projeto. Temos o compromisso de aumentar a eficiência e a qualidade do serviço para os 150 milhões de brasileiros atendidos pelo SUS”, ponderou Ricardo Barros.
Veja as fotos da abertura do evento aqui: https://flic.kr/s/aHskKXtAey
Benefícios do telediagnóstico