segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Informe MS





Ministro da saúde lança versão 2.1 do e-SUS AB

06/10/2016

O Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) acaba de disponibilizar a versão 2.1 do e-SUS Atenção Básica. A atualização traz melhorias significativas, tanto na Coleta de Dados Simplificada (CDS), quanto no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Traz ainda o aplicativo e-SUS AB Território, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no processo de trabalho dos agentes de saúde (ACS/ACE/AAS).
O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (6/10) pelo ministro Ricardo Barros. O dirigente anunciou que os municípios brasileiros têm 60 dias para adotarem o prontuário eletrônico no atendimento ao cidadão. O pagamento do PAB Variável (Portaria nº2488 de 2011) fica condicionado ao envio de informação por meio do prontuário eletrônico. “Queremos integrar as informações do SUS. Isso vai aumentar a resolutividade da Atenção Básica”, explicou o ministro da Saúde.
Em constante processo de melhorias, o sistema e-SUS AB é resultado de esforços conjuntos entre o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde envolvendo diversas áreas técnicas, assim como os trabalhadores da Atenção Básica, que fazem apontamentos diários das necessidades de seus territórios, com realidades e contextos diversos.
A estratégia visa estruturar o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) em nível nacional com foco na informatização do processo de trabalho e qualificação da informação. Seu uso permite aos trabalhadores da AB, às prefeituras e aos governos estaduais avaliar e acompanhar o processo de trabalho da atenção básica, fortalecer os processos de gestão do cuidado dos usuários e facilitar a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, colocando em evidência problemas e características particulares de cada localidade.
Melhorias da versão 2.1
São diversos os avanços da nova versão. O PEC possibilitará a geração do Cartão Nacional de Saúde em ambientes com conectividade e, ainda, o acesso ao módulo de acompanhamento da criança e o compartilhamento de prontuários que estejam em uma mesma instalação.
Além disso, os relatórios indicam de quais fichas os dados são coletados e apresentam a descrição das informações contidas. Conheça mais novidades:
  • Novo design do sistema, com melhorias na folha de rosto do cidadão, nos relatórios e na administração do sistema, dentre outras;
  • Evolução da Agenda com informações relacionadas aos cidadãos (Faltas, Atendimentos Realizados, Agendamentos) e Geração do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Registro de atendimentos de crianças com Síndrome Neurológica por Zika/Microcefalia;
  • Consulta a medicamentos disponíveis na base de dados do Hórus;
  • Acompanhamento do Crescimento e desenvolvimento das crianças;
  • Compartilhamento de prontuário, dentro de uma mesma instalação do software;
Aplicativo e-SUS AB Território
Muito aguardado por profissionais de todo o país, o aplicativo está disponível para download em versão Android na loja virtual Google Play. Ele é ergonômico, possui interface amigável e possibilitará um processo de trabalho mais eficiente, já que eliminará o preenchimento e a digitação de fichas.
Sua criação tem foco nos Agentes de Saúde (ACS/ACE/AAS), que farão seu uso em dispositivos do tipo tablet. Ele tornará possível realizar as atividades de cadastramento da Atenção Básica, assim como o registro das visitas domiciliares e territoriais de forma rápida e segura, facilitando as ações dos profissionais de saúde.
O uso do aplicativo é integrado ao Sistema e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Para fazer uso dessa ferramenta, é necessário que o município tenha uma instalação do Prontuário com o cadastro atualizado dos profissionais que farão uso do App, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a sincronização do aplicativo com o PEC será efetuada e os dados enviados ao SISAB.
A sincronização do aplicativo com o PEC permitirá ao agente de saúde utilizar o aplicativo de forma integrada às ações da equipe que já faz uso do PEC.
Quem faz o e-SUS AB
Os avanços do Sistema tem sido garantidos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelos trabalhadores da Atenção Básica. Portanto, todo usuário do sistema pode e deve contribuir para a qualificação do Sistema e-SUS AB para que dialoguem cada vez mais com o cuidado realizado no cotidiano das equipes.
A participação dos usuários é garantida no acesso aos canais de registro de suas experiências e sugestões, como o Disque Saúde (136, opção 8) e a Comunidade e-SUS AB, na Comunidade de Práticas. Não deixe de registrar suas sugestões.
Para conhecer mais sobre o e-SUS AB, acesse o Portal do DAB. Lá, estão disponíveis, além da versão para instalação, todas as normativas e manuais de uso do sistema.
Veja as fotos do lançamento aqui: https://flic.kr/s/aHskL7A18i