quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Informe MS





"O Fórum será um esforço de construção coletiva", afirma diretor do DAB

19/10/2016

Gestores municipais e estaduais da saúde debatem nos próximos dias propostas para melhorias na PNAB

Foram abertos, na noite de ontem (18/10), os trabalhos do VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. “Teremos a chance de refletir sobre o que já conseguimos conquistar e avançamos, mas também pensar sobre seus desafios para garantir ainda mais acesso e qualidade à AB”, ressaltou Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica.
O encontro tem objetivo principal de discutir e aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O Fórum possibilita momentos de debate e reflexão acerca de temas fundamentais para a melhoria dos serviços. É também uma maneira de promover um processo de consulta qualificada aos profissionais que atuam na área.
Participaram da mesa de abertura Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica, Jurandi Frutuoso, representante do (CONASS), Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais (CONASEMS), Danilo Amorim, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Alexandre Florêncio, representante da Organização Pan-Americano da Saúde (OPAS).
“Reunimos neste fórum trabalhadores, gestores da saúde, pesquisadores e técnicos. O encontro será um esforço de construção coletiva para propor uma revisão da política atual. Dos debates um documento sínteses reunirá propostas debatidas por todos os participantes”, explicou Allan Nuno.
Conferência magna
Com a exposição “Os desafios da Atenção Básica no Brasil”, o Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP e Professor da UNIFESP, Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, fez apontamentos para subsidiar o debate dos próximos dias.
“É preciso reconhecer a necessidade da centralidade da Atenção Básica no SUS, rompendo seu isolamento na configuração das políticas públicas, na perspectiva da integralidade e da construção coletiva da PNAB”, reforçou.
Após a explanação, convidadas e convidados do encontro deram suas contribuições sobre o que foi apresentado pelo conferencista sobre questões relativas ao SUS na atualidade. O VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica acontece em Brasília, e conta com a participação de 240 gestores estaduais e municipais, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), de conselhos nacionais e municipais e de profissionais e gestores da Atenção básica.
Eixos Temáticos
Na quarta-feira, após apresentação do vídeo explicativo sobre a metodologia e programação do fórum, os participantes darão início aos debates. As mesas estão divididas em três eixos temáticos em que até oito participantes poderão debater os assuntos propostos em rodadas de conversas de 30 minutos.
Os temas são: a “Gestão da Atenção Básica” e os elementos envolvidos em sua atuação, como território, composição de equipes e gestão do trabalho. “Formação e Educação Permanente em Saúde” e “Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora da Rede” também são eixos propostos.