quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Informe MS





DAB inicia preparação para oficinas sobre o PMAQ com os estados

13/10/2016

Na última sexta-feira (7/10), o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) realizou um encontro para atualizar técnicos sobre as novidades do PMAQ-AB. O programa, que está em vigência desde 2011, realizou em setembro deste ano a publicação das equipes homologadas para participar do terceiro ciclo do PMAQ . Durante a reunião de capacitação, os técnicos compartilharam informações sobre as ofertas e ferramentas do PMAQ disponíveis para os municípios e estados e de como está sendo conduzido o PMAQ em cada região do país.
Além das novas ferramentas e alterações, também foi discutido sobre a organização das oficinas. A Cooperação Horizontal ganha destaque. O objetivo é que os trabalhadores compartilhem suas experiências em cada Estado, permitindo que estratégias diferentes possam ser propostas e adequadas para as realidades regionais.
As oficinas estaduais estão sendo organizadas pelo grupo de trabalho do PMAQ do DAB, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, Universidades e COSEMS. As ferramentas disponíveis e as mudanças do novo ciclo, além da estruturação e fortalecimento dos GTs Estaduais de acompanhamento do PMAQ serão tema das oficinas.
PMAQ
A principal novidade do terceiro ciclo é a oferta de algumas ferramentas no portal, como os Relatórios Descritivos, Relatórios Analíticos e o AMAQ online. As novas funcionalidades do AMAQ permitem que as equipes e gestores tenham suporte para realizar a autoavaliação, obter relatório municipal ou da equipe e decidir qual será o plano de intervenção a ser realizado.
Para saber mais sobre o PMAQ-AB, acesse: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pmaq.php