quarta-feira, 27 de abril de 2016

Portaria Nº 820 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Leia a portaria na íntegra acessando o link abaixo ou o DOU de 26/04/16, página 31.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Notícias - DDA

A Coordenação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 15/2016, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.




Notícias - Nota Informativa 79/2016 - PNI

A Coordenação do PNI divulga Nota Informativa 79/2016, a qual dispõe acerca de rumores que estão aparecendo nas redes sociais sobre narcolepsia.

Portaria Nº 762 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios com ausência de alimentação do SIAB ou do SISAB. 

Leia a portaria na íntegra acessando o link abaixo ou o DOU de 20/04/16, página 47.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Portraia Nº 665 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Para ler a portaria na íntegra acesse o link abaixo ou o DOU de 14/04/16, página 37.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Notícias - Monitoramento das DDA


  A SEVS/PE divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente às Semanas Epidemiológicas 14/2016, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.

          Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.

           Dessa forma, a divulgação será semanal, de forma contínua, para verificação pelas Geres junto às Secretarias Municipais de Saúde e áreas técnicas envolvidas, como subsídio para o início de uma resposta em tempo o mais oportuno possível.

Acesse o Painel clicando no link abaixo:


Notícias - Edital Mais Médicos


O Ministério da Saúde divulga novo Edital do Programa Mais Médicos, que será para:

1- municípios que já participam poderão preencher vagas ociosas;
2- municípios que ainda não participam poderão participar;
3- Médicos com registro no Brasil já podem se inscrever;
4- Médicos brasileiros formados fora poderão se inscrever na sequência caso todas as vagas não sejam preenchidas.

Para acessar o edital clique no link abaixo:

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Notícias - Informes Técnicos Microcefalia

A CIEVS/PE divulga o informe semanal de microcefalia e gestante com exantema, com dados consolidados até 09/04/16, SE 14.

Informe Técnico - Microcefalia e outras alterações do SNC

Informe Técnico - Gestante com Exantema

Notícias - Monitoramento das DDA SE 11, 12 e 13 / 2016

A Coordenação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar (SEVS/PE) divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas - Corredor Endêmico, referentes às Semanas Epidemiológicas 11, 12 e 13 / 2016.

O objetivo é identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independentemente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do SIVEP-DDA por cada SMS, sob a supervisão da GERES.

Dessa forma a divulgação será semanal, de forma contínua, para verificação pelas GERES junto às SMS e áreas técnicas envolvidas, como subsídio para o início de uma resposta em tempo mais oportuno possível.

Para acessar os Painéis clique nos link's abaixo:

Painel Semanal de Monitoramento SE 11/16

Painel Semanal de Monitoramento SE 12/16

Painel Semanal de Monitoramento SE 13/16

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Informe MS - Diabetes





Dia Mundial da Saúde: DAB/SAS lança publicação sobre Diabetes

08/04/2016

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado na última quinta-feira (7), o Departamento de Atenção Básica/SAS/MS disponibilizou a versão online do Manual do Pé Diabético, elaborada em parceria com a Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas (CGAPDC/DAET/SAS/MS), dirigido a profissionais de saúde na assistência à pessoa com Diabetes. O lançamento aconteceu em evento na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, com a presença de autoridades, representantes da Sociedade Civil Organizada e trabalhadores da saúde.
O manual chama atenção para o fato de que cerca de 20% das internações relacionadas ao diabetes se devem a lesões nos membros inferiores e 85% das amputações não traumáticas são precedidas de feridas. Nesse sentido, serão abordados temas como a relevância do cuidado com os pés para a pessoa com diabetes melitus (DM), as ações preventivas e educativas que devem ser associadas ao exame periódico, a rotina recomendada para avaliação dos pés e os tratamentos recomendados para as principais alterações do exame.

O crescente número de pessoas vivendo com diabetes no mundo levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definir esse como o tema do Dia Mundial da Saúde. O Panorama do Diabetes no Mundo, apresentado pela entidade e ainda disponível em inglês, estima que 422 milhões de adultos no mundo (8,5% da população) viviam com diabetes em 2014; em 1980, havia 108 milhões (4,7%). As principais complicações que podem estar relacionadas à diabetes são cegueira, insuficiência renal, amputação de membros inferiores e outras consequências em longo prazo que impactam significativamente na qualidade de vida.

Para o representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina, os investimentos na Atenção Primária em Saúde são fundamentais para prevenir mortes e complicações causadas pelo Diabetes, que tornam o acesso ao diagnóstico e monitoramento mais eficazes, além de ações de promoção de alimentação saudável, atividade física e autocuidado, além de acesso aos medicamentos essenciais para o controle da diabetes, como a insulina. “No caso do Brasil, essa garantia de acesso ao atendimento da saúde é explícita através do SUS para todos seus cidadãos, e está funcionando”, ressaltou Molina.

Para a OMS, a melhor forma que as pessoas têm de prevenir o diabetes é seguir uma dieta saudável, evitando alimentos ultraprocessados – ricos em calorias e pobres em nutrientes – e bebidas açucaradas, além de realizar atividades físicas regularmente para manter um peso saudável.

Essa também é a visão do Ministério da Saúde, que investe em políticas de promoção da saúde e redução de agravos por doenças crônicas. As mais de 40 mil equipes de Saúde da Família cobrem atualmente mais de 60% do território brasileiro e contam com o apoio de profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas e de educação física que ficam nos mais de 4 mil Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Também são realizadas ações de promoção à saúde com mais de 18 milhões de alunos do ensino fundamental por meio do Programa Saúde na Escola. Além disso, o Programa Academia da Saúde, que já conta com 1.568 polos com equipamentos e profissionais qualificados, incentiva a prática de atividade física em vários municípios brasileiros. Somam-se a estas iniciativas ações de educação permanente do DAB, as publicações do departamento como o Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros.

Vigitel 2015 – Ainda durante a atividade do Dia Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde apresentou os dados da pesquisa Vigitel 2015. O estudo monitora fatores de risco para doenças crônicas, atualmente responsáveis por 72% dos óbitos no país. Foram entrevistados por telefone 54 mil adultos (18 anos ou mais) que vivem nas capitais brasileiras.

O diabetes é mais frequente nas mulheres (7,8%) que nos homens (6,9%) e se torna mais comum com o avanço da idade. Entre as cidades, o Rio de Janeiro apresentou o maior índice (8,8%), seguido de Porto Alegre (8,7%) e Campo Grande (7,9%). Palmas (3,9%) apresenta o menor percentual de população adulta com diagnóstico de diabetes, junto com São Luís (4,4%), Boa Vista (4,6%) e Macapá (4,6%).

Apesar do avanço do diabetes no país, o número de internações devido a complicações da doença reduziu 11,5% nos últimos cinco anos. Em 2015, foram 67,1 internações por 100 mil habitantes contra 75,9 por 100 habitantes em 2010. Ano passado, foram registradas 137,4 mil internações por agravos da doença no SUS, a um custo de R$ 92 milhões. Esse é o resultado de políticas voltadas à melhoria do atendimento na Atenção Básica e expansão do acesso a medicamentos.

A mortalidade prematura (pessoas com menos de 70 anos) também caiu entre 2000 e 2013, acompanhando a tendência em relação ao óbito por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) nessa faixa etária, que reduziu 2,5% ao ano no período. Esse índice está acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de queda de 2% ao ano. Mas ainda é alto o número de pessoas que morrem por causa do diabetes, sendo que no Brasil foram registradas 58.017 óbitos em 2013.
Confira as fotos do evento no flickr do DAB.
Com informações da OPAS e Nucom/SAS

Informe MS - Tabagismo







Nota informativa detalha universalização do controle do tabagismo no SUS

07/04/2016

As áreas técnicas do Ministério da Saúde relacionadas ao controle do tabagismo irão trabalhar centradas na educação permanente e no monitoramento para contribuir com a qualidade do atendimento oferecido no Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
A informação consta de nota informativa conjunta (nº 001/2015) assinada no final do ano passado pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS) do MS; pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) da SAS; pelo INCA; e pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Farmacêuticos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do MS.
Além da universalização do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) a quem deseja largar o fumo, o documento revela atenção com a qualidade do Programa, “para que o tabagista não encontre só várias unidades de saúde que ofereçam tratamento, mas, acima de tudo, possa ser atendido com um nível de competência técnica profissional que o auxilie de fato a deixar de fumar". O papel do coordenador estadual de controle de tabagismo é ressaltado na nota. A coordenação nacional segue por conta da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA.
Leia aqui a íntegra da Nota da Informativa Conjunta nº 001/2015 que interessa diretamente aos coordenadores de controle do tabagismo, da atenção básica e da assistência farmacêutica.
Fonte: Inca

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Portarias - ACE

Autoriza o repasse dos valores de recursos federais relativos ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS); a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ao Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE (IF).

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 01/04/16, página 45.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnblZMZWRFT1hZUXZjTV9CSFRkTk9uQTZZakhv/view?usp=sharing

Portaria Nº 601 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios com ausência de alimentação do SIAB ou do SISAB.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 04/04/16, página 37.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnUUM4aC1Jamp1SEdZUGtqaWF2S2NoNld3dkpB/view?usp=sharing

Notícias

Divulgando!!

A SEVS / PE divulga o Protocolo Clínico e Epidemiológico da Microcefalia, bem como Nota Técnica Nº 03 / 16 referente à Atualização das definições operacionais para notificação e investigação epidemiológica referente à ocorrência de casos de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central.

Protocolo da Microcefalia

Nota Técnica Nº 03/16 sobre Microcefalia

Notícias _ Dia Mundial da Saúde