terça-feira, 31 de maio de 2016

Notícias - Adiamento da Campanha de Multivacinação

A Coordenação Estadual do PNI divulga comunicado da Coordenação Nacional sobre o adiamento da Campanha de Multivacinação:

Para melhor visualização clique na imagem.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Notícias - Monitoramento das DDA

A Coordenação da Veiculação Hídrica e Alimentar divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente às Semanas Epidemiológicas 19/2016, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.

          Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.

           Dessa forma, a divulgação será semanal, de forma contínua, para verificação pelas Geres junto às Secretarias Municipais de Saúde e áreas técnicas envolvidas, como subsídio para o início de uma resposta em tempo o mais oportuno possível.


Notícias - Informe Epidemiológicos

Divulgamos os seguintes Informes Epidemiológicos:

Fonte: SIVEP_DDA

Fonte: SVEDTA

Esses informes descrevem a situação do monitoramento das DDA em unidades sentinela em abril de 2016, e a ocorrência acumulada de Surtos DTA, por município e Geres de Pernambuco, registrados entre janeiro e abril do corrente ano.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Informe MS - Teleconsultoria





Serviço de teleconsultoria está disponível para médicos e enfermeiros da AB de todo o Brasil

24/05/2016

O Ministério da Saúde, a partir do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferta o serviço de teleconsultorias a médicos e enfermeiros da atenção básica. O serviço tem o objetivo de auxiliar esses profissionais nas principais dúvidas clínicas e de processo de trabalho buscando, dessa forma, ampliar a resolutividade do cuidado, com teleconsultores preparados para responder suas dúvidas ou questionamentos, baseados em evidências científicas.
A partir do uso da teleconsultoria, é possível que os profissionais conversem com os especialistas a fim de diminuir os encaminhamentos de casos que necessitem de atendimento mais especializado ou qualificá-los. Assim, a teleconsultoria coloca as equipes de atenção básica em contato direto com outros profissionais disponíveis para apoiar na resolução de situações de saúde.
Isso significa resolução de dúvidas clínicas e qualificação do atendimento na atenção básica em tempo real. A UFRGS aponta, ainda, que 68% dos casos acompanhados de março/2013 a abril/2016 foram resolvidos no local e evitaram o encaminhamento a outro nível de atenção.
Para facilitar o acesso ao serviço, o Programa Nacional oferta o número 0800 644 6543 aos profissionais médicos e enfermeiros de atenção básica de todo o Brasil. Tenha este número sempre à mão! O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, horário de Brasília.

Notícias - Informe Arboviroses

A Gerência de Vigilância a Arboviroses divulga o Informe Nº 18 / SE 20.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Informe MS - e-SUS





e-SUS AB disponibiliza nova versão do PEC

19/05/2016

Já está disponível para download a versão 2.0.13 do PEC da estratégia e-SUS AB. A nova versão traz implementação de melhoria de desempenho no protocolo de envio e recebimento de dados, corrigindo a instabilidade no processo de transmissão identificada nas versões do PEC 2.0.10 e 2.0.11.
As transmissões de dados ocorrerão ao longo do dia e obedecerão a um agendamento automático do servidor do MS com o objetivo de distribuir o fluxo e reduzir a concorrência no acesso; a transmissão de dados para outros servidores serão executadas conforme disponibilidade do servidor destino. Outras implementações são a inclusão do percentual de fichas enviadas na tela de detalhe dos lotes e o detalhamento das funcionalidades disponíveis na tela de administração no módulo de relatórios.
Sendo assim, independente da versão que esteja utilizando, é importante que todos atualizem para a versão 2.0.13 para que seja possível usufruir das melhorias implantadas.
Alterações realizadas:
• Otimização e melhoria no processo de envio e recebimento de dados.
• Reenvio automático: a nova versão mantem o envio automático das fichas marcadas a partir da meia noite e, após às 06:00 da manhã, o PEC realizará tentativas de transmissão das fichas não enviadas automaticamente entre esse período (meia noite e 6 da manhã)
• O centralizador nacional agendará um novo horário de envio quando o usuário não conseguir realizar o envio manual, que será informado instantaneamente pelo PEC na mesma tela de transmissão.
• Incluído percentual de fichas enviadas na tela de detalhe dos lotes.
• Na tela de geração de relatório, foram inseridos textos explicativos que detalham como ocorre o processamento dos dados e instrui o usuário sobre como realizar o reprocessamento manual, quando necessário.

Informe MS - PMAQ






DAB/SAS emite comunicado sobre o início da Avaliação Externa do PMAQ

19/05/2016

O Departamento de Atenção Básica/SAS/MS esclarece que o processo de avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) ainda não foi iniciado em nenhum município brasileiro. Assim, diante de boatos de que equipes de AB estariam sendo visitadas pelos entrevistadores do PMAQ, o DAB esclarece que não há, ainda, previsão para o início da avaliação externa no país, embora algumas universidades já estejam realizando processos seletivos para entrevistadores de campo.
A orientação é que gestores e trabalhadores aguardem o Comunicado Oficial do Ministério da Saúde de início da avaliação externa, que será divulgada no Portal do DAB, em momento oportuno. A avaliação externa será realizada por equipes de entrevistadores e supervisores de campo pertencentes às Universidades parceiras do programa. Segue abaixo a lista com as universidades principais e colaboradoras responsáveis pelo campo em cada estado brasileiro:

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Informe MS - Academia da Saúde






Começou o Monitoramento de Gestão do Academia da Saúde

18/05/2016

Os gestores passam a contar com um instrumento essencial para planejamento e avaliação das ações realizadas, por meio de informações atuais que subsidiem a qualificação e o fortalecimento do Programa no país e no território.
As informações serão levantadas até dia 31 de maio utilizando três tipos de formulários diferentes: um para a gestão estadual, outro para a municipal e outro para os polos em funcionamento. Com os dados, é possível identificar os modos de gestão do programa em cada município, as estratégias de divulgação no território, as ações de educação permanente, as parcerias, além de características de seu funcionamento.
Antes do preenchimento dos formulários, o Ministério da Saúde realizou uma série de videoconferências com os estados para poder tirar dúvidas sobre o processo e garantir que os dados obtidos fossem os mais qualificados possíveis.
A responsabilidade pelo monitoramento do Programa Academia da Saúde é compartilhada entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, em um esforço coletivo de produção de informações que correspondam à realidade local e regional para que subsidiem o planejamento e a tomada de decisões no âmbito federal.
Para saber mais informações e ter acesso aos resultados do monitoramento do ano passado, clique aqui.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Notícias - Nota Técnica MS

A Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica elaborou uma nota técnica referente a publicação das Portarias 958 e 959 de 10/05/16, com informações sobre:

a)      Composição da Equipe de Saúde da Família
b)     Cobertura populacional e o território adstrito
c)      Credenciamento e teto de implantação das equipes
d)     Financiamento da equipe





segunda-feira, 16 de maio de 2016

Notícias - Webconferência

CONVITE

Programação - Web Conferência


Dando continuidade as nossas atividades educativas, através do “Programa de Ampliação do Conhecimento,” a Coordenação Estadual de Saúde da População Negra, em parceria com a REDE NUTES/UFPE, convida você para participar no dia 17 de Maio de 2016, das 14:00 às 15:00 horas, pontualmente, da Web aula cujo tema será: “Saúde da População Negra e Doença Falciforme”, que será proferida pela médico Hematologista, do HEMOPE, Dr Aderson Araújo. Para participar, basta acessar o endereço www.redenutes.ufpe.br e solicitar seu cadastro.


Quaisquer dúvidas ligar:

REDE NUTES: 81 - 21263912/21263910 – Débhora Isis.
Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra:
81 – 31840446/ 0578/ 0616 - Miranete Arruda/ Gerusa Guerra/ Luiz Valério.


Multiplique esta informação.


Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Diretoria de Políticas Estratégicas
Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra

quinta-feira, 12 de maio de 2016

terça-feira, 10 de maio de 2016

Informe MS - Consultório na Rua





Prazo para envio de documentos relativos ao curso do Consultório na Rua é prorrogado

09/05/2016

O período agora estabelecido é de 3 a 13 de maio de 2016, e somente o envio da documentação citada garantirá a inscrição efetiva dos que já fizeram o pedido de inscrição on line.

Curso
A capacitação é resultado de parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP-Fiocruz), Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) e Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS), do Ministério da Saúde.
Para o curso foram destinadas 500 vagas para profissionais de nível superior e médio, nas áreas de Saúde e Assistência Social, tendo sido inscritos trabalhadores das equipes de Consultório na Rua (eCR); trabalhadores e gestores da Atenção Básica ligados às eCR; trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou da Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Além das atividades à distância, o curso terá três encontros presenciais com carga horária total de 196 horas e duração prevista de sete meses. As três unidades de aprendizagem propostas abordam os seguintes temas: território e redes; gestão do processo de trabalho; e cuidado à população em situação de rua.
As inscrições estão encerradas e o processo seletivo está em fase de recebimento de documentação para efetivação das mesmas. Acesse mais informações no edital disponível em http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1940v13.pdf.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Portaria Nº 843 - Equipamentos Odontológicos

Define os recursos financeiros destinados a aquisição de equipamentos odontológicos para os Municípios que implantaram Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família.

Leia a portaria na íntegra acessando o link abaixo ou  DOU de 28/04/16, página 75.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnVXJBNHN0SmJrLXVQQkp3c2IxTnBkbnp4V2p3/view?usp=sharing

Informe MS - EAD em Saúde Mental





TelessaúdeRS/UFRGS abre inscrições para 2ª edição do curso EAD de Saúde Mental na Atenção Primária para Médicos

02/05/2016

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso EAD de Saúde Mental na Atenção Primária para Médicos desenvolvido pelo TelessaúdeRS/UFRGS. O curso tem como objetivo qualificar médicos que atuam em unidades básicas de saúde em todo o Brasil em diagnóstico, abordagem e acompanhamento de pacientes em saúde mental na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). O curso será estruturado em dez módulos, com carga horária total de 50 horas. Interessados devem realizar sua pré-inscrição por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/8297F53 até dia 04/05/2016 ou até esgotarem as vagas.
As atividades serão apresentadas por meio de vídeos e materiais complementares de leitura. Os participantes podem realizar as atividades propostas no seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Os conteúdos abordados serão sobre:
• diagnóstico, abordagem inicial e o acompanhamento de pacientes em saúde mental, assim como identificar pacientes com ou em risco;
• como referenciar pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhar
os pacientes contrarreferenciados pelos serviços de atenção especializada e serviços
de referência em saúde mental;
• como desenvolver habilidades de coordenar o manejo na atenção primária de pacientes em saúde mental;
• evidências sobre saúde mental.
Para acessar a ementa e mais informações sobre conteúdos programáticos e cronograma clique em: https://www.ufrgs.br/telessauders/cursos/curso-ead-de-saude-mental-na-atencao-primaria-a-saude-para-medicos/
Fonte: TelessaúdeRS/UFRGS

Notícias - Informe Arboviroses Nº 15 / SE 17

A Gerência de Vigilância a Arboviroses divulga o Informe sobre Arboviroses Nº15 / SE17.