terça-feira, 26 de julho de 2016

 A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº27/ SE29.

Informe MS - Prorroga prazo





Prazo de inscrições para o Curso de gerência de UBS termina dia 31 de julho

25/07/2016

O prazo de inscrições para o Curso de aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado, ofertado pela Universidade Federal Fluminense em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), foi prorrogado para 31 de julho (próximo domingo). 
Com carga horária total de 180 horas e três encontros presenciais, o curso tem objetivo de qualificar a gerência das Unidades, aprimorando o processo de trabalho das equipes e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica e com a organização das redes de atenção à saúde.
A capacitação é voltada para profissionais de saúde que realizam atividades de gerência e organização das UBS, mesmo que exerçam atividades de assistência. 
Acesso o edital de prorrogação do prazo para inscrições de alunos aqui. Já o relativo à seleção de tutores, neste link.

Em caso de dúvidas, acesse, ainda: www.cead.uff.br

Notícias - Videoconferência - Saúde da População Negra

A Coordenação da Atenção à Saúde da população Negra divulga a Vídeo Conferência que será proferida no dia 02 de Agosto de 2016, às 09hs, diretamente do auditório da Secretaria Estadual de Saúde e que será transmitida para as salas de Vídeo Conferências das 12 GERES.
 
Serão Conferencistas Dr Aderson Araújo e Dra Alessandra Ferraz, ambos Hematologistas do HEMOPE, abordando a Doença Falciforme, a partir dos aspectos Clinicos, de Urgência e Emergência.

Há espaço, para quem se interessar em assistir no auditório da SES, cuja capacidade é para 110 pessoas.

Divulguem e prestigiem, assistindo à vídeoconferência cujo objetivo é implementar a LINHA DE CUIDADO para a ASSISTÊNCIA QUALIFICADA ÀS PESSOAS  COM DOENÇA FALCIFORME EM NOSSO ESTADO!

Portaria Nº 1.303 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Você pode acessar a portaria na íntegra clicando no link abaixo ou o DOU de 18/07/2016, página 41.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnc1JWZUFMWHZqTGNuUFRNRlJZRThhZVk3YmVr/view?usp=sharing

Portaria Nº 1.302 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Você pode ler a portaria na íntegra acessando o link abaixo ou o DOU de 18/072016, página 39.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Informe MS





Abertas as inscrições para a IV Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS

14/07/2016

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Departamento de Atenção Básica/SAS/MS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), está selecionando ações, pesquisas e fotos para participarem da IV Mostra de Experiências em Alimentação e Nutrição no SUS, que será realizada no dia 26 de outubro de 2016, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), em Porto Alegre.
As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas até dia 05 de agosto somente pela internet no link http://www.conbran.com.br/mostra.php, conforme especificações do regulamento.
Poderão ser inscritos trabalhos e fotografias que relatem experiências de ações de alimentação e nutrição no âmbito do SUS. Serão aceitos relatos de experiência com relação a quatro eixos temáticos: Atenção Nutricional no Sistema Único de Saúde; Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição; Formação Profissional e Educação Permanente; e A interface da Saúde em Todas as Políticas.

A IV Mostra tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar as ações exitosas que apontam caminhos possíveis para concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
Vale ressaltar que a seleção para participar da IV Mostra é independente do congresso e não dará direito automático de participação no XXIV CONBRAN.

Para mais informações, entre em contato em ivmostra.nutricao@gmail.com.

Notícias - Informes Epidemiológicos

A SEVS/PE divulga os seguintes Informes Epidemiológicos, referentes ao mês de junho de 2016:

Fonte: SIVEP_DDA

Fonte: SVEDTA

Esses informes descrevem a situação do monitoramento das DDA em unidades sentinela no mês de junho de 2016, e a ocorrência acumulada de Surtos DTA, por município e Geres de Pernambuco, de 3 a 2/7/16.

Recomendamos que todas as áreas técnicas, Geres e municípios analisem os dados e adotem as medidas de prevenção e controle necessárias de forma integrada, envolvendo as vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, além da atenção básica e assistência à saúde.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Notícias - Boletim NASF

A Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica divulga o Boletim 2 do NASF.

Informe MS





Ministério da Saúde passa a comprar e oferecer apenas alimentos saudáveis

07/07/2016

Todas as compras realizadas pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas ao MS serão, obrigatoriamente, saudáveis. É o que define portaria assinada, nessa quinta-feira (07), pelo ministro Ricardo Barros durante evento de divulgação dos hábitos alimentares dos brasileiros. O texto cria diretrizes para a promoção da alimentação saudável e adequada nas unidades do Ministério da Saúde de todo o país.

Segundo a portaria, restaurantes, cantinas e lanchonetes que funcionarem nas dependências do MS e de suas entidades devem fornecer alimentos in natura ou minimamente processados – ou seja, que são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa – e preparações culinárias que contemplem todos os grupos alimentares, como cereais, raízes e tubérculos, verduras e legumes, frutas, castanhas e outras oleaginosas, leite e derivados, carnes, ovos e pescados. Esses tipos de alimentos são os que o Guia Alimentar para a População Brasileira definem como saudáveis.

“A mudança precisa acontecer de dentro para fora”, justificou o ministro ao explicar que a portaria passa a valer, inicialmente, para todas as unidades do Ministério da Saúde. Mas o objetivo é estendê-la aos demais órgãos do governo federal, dos estados e dos municípios. O ministro pretende, ainda, incentivar que alunos das escolas públicas aprendam sobre alimentação saudável no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), cuja gestão é compartilhada com o Ministério da Educação (MEC).

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Michele Lessa, explicou de maneira bem clara que o objetivo é criar ambientes promotores de escolhas alimentares saudáveis e alertou: “Se na lista de ingredientes do rótulo de algum alimento tiver muitos nomes estranhos, muitos aditivos, corantes e muitos nomes que você não conhece: é um ultraprocessado e faz mal a saúde”, ressaltou. “É preciso descascar mais e desembalar menos”, resumiu.

As diretrizes da portaria valem também para os eventos organizados pelo Ministério da Saúde ou por empresas contratadas para o fornecimento de refeições, como coffee-breaks, coquetéis e almoços. Além disso, a portaria proíbe a venda direta, a promoção, a publicidade ou a propaganda de alimentos ultraprocessados com quantidades excessivas de açúcar, gordura e sódio e determina ainda o estabelecimento de critérios para a contratação de serviços de alimentação que funcionem nas dependências do Ministério e vinculadas.

As novas diretrizes começarão a valer a partir da data de publicação da portaria.

Elaboração de refeições saudáveis
Durante o evento, ocorrido na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, foi lançado o Guia Para Elaboração de Refeições Saudáveis em Eventos e outros materiais para auxiliam na adoção desse tipo de prática. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade das refeições e para auxiliar profissionais de saúde a promover a alimentação saudável.
As orientações da publicação deverão ser consideradas na elaboração de termos de referência ou processos para contratação de empresas de refeição (coffee breaks, brunchs, coquetéis, almoços). “É preciso evitar o gasto público com coisas que fazem mal à saúde da população”, destacou Michele Lessa.

Materiais lançados:

Notícias - Informe

A Gerência de Vigilância a Arboviroses divulga o Informe Nº 25/SE 27.

Notícias - PNI

A Coordenação Estadual do PNI divulga as orientações referente ao registro de informações da vacina da Influenza.


 1)      Devido a quantidade de ligações recebidas solicitando esclarecimentos sobre registro de doses aplicadas com a vacina Influenza pós fechamento do site (01/07) da campanha realizada em 2016, informo que os dados devem ser registrados conforme orientações abaixo, de acordo com o sistema de informação utilizado.

1.1) Quem utiliza o sistema nominal (SIPNI): As doses devem ser registradas na estratégia Campanha; lembrar que em caso de vacinação de gestante a opção Gestante deve ser selecionada; em caso de registro de vacinados portadores de comorbidades, devem informar a indicação e a especialidade.

1.2) Quem utiliza o sistema consolidado (APIWEB): As doses devem ser registradas no Boletim de doses aplicadas correspondente a vacina “Influenza Trivalente” e dose; atentar para o fato de que para o registro de doses aplicadas em gestantes, o boletim utilizado é específico para gestante (INFLUENZA TRIVALENTE (GESTANTES)).

OBS: Todos os registros informados após o fechamento do site não estão ou serão somados aos registros informados no site! Portanto, não terão impacto sobre as coberturas vacinais!

2)      Aproveito para chamar atenção de que estamos nos deparando com registros de doses digitadas em boletins (APIWEB) ou campos incorretos. Por isso, pedimos que reforcem junto aos municípios a importância da qualidade da informação e a necessidade de monitoramento e vigilância quanto a digitação dos dados.
Abaixo, envio uma tabela com registros inadequados digitados no boletim consolidado do APIWEB, referente a vacina Meningocócica A/C, referente ao ano de 2016.
Ressalto que esta vacina foi distribuída por esta coordenação pela última vez  em 2011.

Notícias - Nota Técnica

A Coordenação Estadual do PNI divulga Nota Informativa 190/2016/CGPNI, referente ao abastecimento de imunobiológicos.

Notícias - Monitoramento das DDA

A Coordenação De Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar (SES-PE) divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 25/2016,  utilizando como fonte o Sivep-DDA.

Notícias - Boletim Informativo

A Equipe Técnica de Vigilância de Violências e Acidentes- SES/PE, com o intuito de disseminar as informações sobre notificação compulsória imediata das tentativas de suicídio e violência sexual, divulga o Boletim Ano 1, nº 1, de dezembro de 2015.



Notícias - Comunicado PNI


A Coordenação Estadual do PNI divulga o Comunicado nº 483/2016/CGPNI, que informa sobre a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade. 
A Campanha será realizada no período de 19 a 30 de setembro de 2016, sendo 24 de setembro de 2016 o dia de mobilização e divulgação.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Informe MS - Inscrições Abertas





Em parceria com o DAB, UFF abre processo de seleção para Curso de aperfeiçoamento em Gerência de UBS

01/07/2016

A Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB/SGTES/MS), torna público o processo de seleção de alunos e tutores para o Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado.
O objetivo da capacitação é aprimorar o processo de trabalho das equipes e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica e com a organização das redes de atenção à saúde.
Com carga horária total de 180 horas e três encontros presenciais, o curso semipresencial tem como público-alvo profissionais de nível superior na área da saúde que estejam atuando em atividades de natureza gerencial em Unidades Básicas de Saúde.
O período de inscrição on-line vai até 27 de julho, e pode ser feito no seguinte endereço: www.cead.uff.br. Confira, também, o edital, clicando aqui