quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga a arte da Campanha de Vacinação:

encaminhamos a arte da Campanha de Multivacinação para confecção de material e divulgação da mesma.
segue link contendo:



- cartaz – arte final em alta (saída gráfica) e baixa
- folder – arte final
- camiseta sem data – arte final em baixa (para visualização) e arte final aberta em tif e psd
- jingles - 2
- spots - 2

Notícias

A Coordenação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar divulga Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente às Semanas Epidemiológicas 33/2016, utilizando como fonte o Sivep-DDA.



terça-feira, 30 de agosto de 2016

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 32 / SE 34.

Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga Notas Informativas que versam sobre a distribuição da rotina do mês de agosto e sobre a distribuição da vacina antirrábica humana e recomendações para a sua utilização.


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Notícias

Considerando a relevância do fortalecimento das ações referentes à vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) e Promoção da Saúde (PS), a Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde realizará a I Mostra Pernambucana de Vigilância de DANT e Promoção da Saúde. A mostra ocorrerá em todas as Macrorregiões de Saúde do Estado, e tem por objetivo valorizar e divulgar as experiências exitosas desenvolvidas nos municípios nas referidas áreas. Destacamos que no evento serão eleitas e premiadas as três primeiras experiências exitosas mais votadas pelos participantes e equipes técnicas da SES (Nível Central e Regionais de Saúde). Os link's abaixo trazem as orientações para o envio das experiências e critérios para a votação.

OBS: O prazo para inscrição das experiências exitosas foi prorrogado para 31/08/16, quarta.



Informe MS


MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA

Brasília, 26 de agosto de 2016.
A (o) Senhor (a),

NOTIFICAÇÃO PROGRAMA REQUALIFICA UBS
- Prorrogação do Prazo de Conclusão da Obra -

Comunicamos que os municípios foram notificados por 03 vezes pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) por meio do Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) para envio de justificativa com relação ao atraso na conclusão da obra.
Informamos que os municípios não responderam a esta notificação apresentando uma pendência junto ao Programa REQUALIFICA UBS ocasionando o bloqueio da(s) proposta(s) em planilha anexada.
ATENÇÃO: O fato da alimentação de Obra Concluída no módulo de “Monitoramento de obras vigentes” não exime o município de responder à notificação supracitada.
Para sanar esta pendência, o sistema de notificação ficará disponível por mais 30 dias a contar da data do recebimento deste e-mail. Orientamos acessar o SISMOB na aba “NOTIFICAÇÃO”, visualizar a mensagem apresentada e inserir a justificativa solicitada descrevendo os motivos para o não cumprimento do prazo de término destas obras nas datas mencionadas, bem como documentos comprobatórios desta justificativa.
Disponibilizamos no site do SISMOB o “Passo a passo para utilização do módulo de notificação e solicitação de prorrogação dos prazos”: http://189.28.128.100/dab/docs/sistemas/sismob/Passo_passo_utilizacao_modulo_notificacao_SISMOB.pdf. Favor acessar para instrução sobre a utilização do módulo e compreensão dos procedimentos necessários ao cumprimento da pendência apresentada.
Solicitamos regularizar a situação o mais breve possível.
Em caso de dúvidas, favor enviar e-mail para qualificaubs@saude.gov.br ou entrar em contato através do telefone: (61) 3315-9050, 3315-9061 ou 3315-9066.
Atenciosamente,
Equipe do Programa de Requalificação de UBS
Grupo Técnico de gerenciamento de Projetos—GTEP
Departamento de Atenção Básica

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Informe MS





Pesquisa de Avaliação do Programa Mais Médicos é realizada em UBS de 330 municípios

23/08/2016

Até setembro de 2016, será conduzida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceira com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a “Pesquisa de Avaliação do Programa Mais Médicos na experiência dos usuários, médicos e gerentes de atenção primária à saúde”.
Conduzido em diversos municípios, o estudo, que é realizado desde julho do ano corrente, nasceu da necessidade de monitoramento e avaliação do Programa, com objetivo de medir os resultados e o impacto do PMM nos serviços e no sistema de saúde, de acordo com o Marco de Monitoramento e Avaliação do Projeto de Cooperação Mais Médicos.
A fase de campo é composta da aplicação do instrumento PCATool-Brasil em entrevistas a usuários e médicos de 516 Unidades Básicas de Saúde distribuídas em 330 municípios. Para acompanhar o cronograma com data prevista da pesquisa em seu município, clique aqui.
Em caso de dúvidas, contatar ou números (51) 3308.2151 e (51) 9202.6536, ou, ainda, escrever para maismedicosp@gmail.com

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 31 / SE 33.

Notícias

A Coordenação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar (SES-PE) divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 32/2016, utilizando como fonte o Sivep-DDA.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Informe MS





Divulgada Nota Técnica de Retrocompatibilidade do e-SUS AB

15/08/2016

O Departamento de Atenção Básica divulga, neste link, a nota técnica nº 421/2016, que informa sobre a necessidade de atualização dos softwares PEC e CDS do e-SUS AB com versões  anteriores a 2.0.13. Após realizada a atualização, os municípios devem fazer o envio dos dados para o Centralizador Nacional do Ministério da Saúde até o dia 2 de outubro.
A atualização garante melhorias a partir de sugestões dos usuários, e traduz a evolução dos softwares citados, além da composição de um novo cenário evolutivo dos municípios em relação à adoção da estratégia e-SUS AB.
Leia a Nota Técnica na íntegra aqui.

Notícias

A Coordenação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar divulga os Informes Epidemiológicos, referentes ao mês de julho de 2016:

Fonte: SIVEP_DDA

Fonte: SVEDTA

Esses informes descrevem a situação do monitoramento das DDA em unidades sentinela no mês de julho de 2016, e a ocorrência acumulada de Surtos DTA, por município e Geres de Pernambuco, de 3/6 a 30/7/16.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Notícias

A Coordenação de Veiculação de Doença de Veiculação Hídrica e Alimentar  divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semanas Epidemiológica 30/2016, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.

          Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.

Notícias



O serviço de teleconsultoria oferece um canal direto entre os profissionais de saúde e teleconsultores nas mais diversas especialidades de saúde. O profissional (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, cirurgiões dentistas, técnicos, etc) pode tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou solicitar orientações sobre o processo de trabalho na unidade de saúde e sistemas de informação como o e-SUS AB. O objetivo é apoiar o profissional de saúde na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapêuticas e definição prognóstica, baseando-se no melhor nível de evidência disponível na literatura e proporcionando assim o aperfeiçoamento contínuo do profissional de saúde.


   Plataforma de Telessaúde

Ambiente virtual acessível de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Envie sua mensagem e receba a resposta em até 72h.

Para acessar esse e outros serviços clique aqui





quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga o Comunicado/MS nº 522 em substituição ao Comunicado/MS nº 497, que trata sobre a indicação da vacina Pentavalente em substituição pela DTPa, no que se refere a eventos adversos e indicação dos CRIEs e das suas contraindicações.


Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga Nota Informativa/MS nº 248 referente à distribuição de imunobiológicos .

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Informe MS - e-SUS





AVISO: Recebimento de dados pelo Centralizador Nacional do e-SUS AB está normalizado

08/08/2016

O Departamento de Atenção Básica informa que, após passar por manutenção, o Centralizador Nacional do e-SUS AB voltou a receber dados normalmente.
Com o envio de informações já regularizado, os dados referentes à competência de julho de 2016 devem ser enviados até o dia 22 de agosto.
Havendo alguma dificuldade no envio de dados, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento, no número 136.

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 29 / SE 31.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Informe MS - e-SUS





AVISO: Recebimento de dados do e-SUS AB fica indisponível de 5 a 12 de agosto para manutenção do Centralizador Nacional

05/08/2016

O Departamento de Atenção Básica informa que o Centralizador Nacional passará por manutenção durante o período de 5 a 12 de agosto de 2016, ficando indisponível para recebimento de dados do e-SUS Atenção Básica.
Após o período, usuários do sistema deverão se atentar para o envio de dados referentes à competência Julho/2016. Eles deverão ser enviados até o dia 22 de agosto do ano corrente, de acordo com cronograma definido na Portaria Nº 76 de 22 de janeiro de 2016, que institui os prazos para envio da produção da Atenção Básica para o SISAB.

Informe MS





Prorrogado prazo de envio de artigos sobre o PMAQ para a revista Journal of Ambulatory Care Management

03/08/2016

A revista Journal of Ambulatory Care Management (JACM), publicação norte-americana destaque na área de atenção básica, prorrogou para 22 de agosto a data limite para recebimento de artigos sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Serão selecionados seis (6) artigos, que serão publicados no final de 2016, em suplemento especial sobre o programa. Os artigos devem ser redigidos em inglês, de acordo com as normas do veículo, e submetidos pelo site da JACM para serem considerados para a edição especial.

Eles deverão passar, ainda, por um rigoroso processo de revisão por pares, a fim de refletir um equilíbrio de abordagens e perspectivas sobre o PMAQ e destacar uma perspectiva internacional de como o programa pode atuar como um laboratório importante para a compreensão da melhoria da qualidade da atenção básica no Brasil e em outros lugares.
Dicas para publicar com sucesso: tenha seu trabalho aceito na revista

Já conhece o vídeo Dicas para publicar com sucesso: tenha seu trabalho aceito na revista? Ele traz dicas de como publicar artigos científicos, aborda os erros corriqueiros que a maioria dos autores cometem quando escrevem seus artigos, compartilhando dicas de como evitá-los, além de dar direcionamentos práticos para ajudar a publicar com sucesso.

Notícias

Coordenação Nacional de Saúde do Homem/ Ministério da Saúde, abriu inscrições para seleção de 
Boas Práticas/Experiências Exitosas em Saúde do Homem que são desenvolvidas por Estados e/ou Municípios, dentro de cada eixo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Acesso e Acolhimento; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Paternidade e Cuidado; Doenças Prevalentes; e Prevenção de Violências e Acidentes.

Toda e qualquer SMS poderá se inscrever, no entanto, serão escolhidas 06 (seis) boas práticas/experiências exitosasque serão apresentadas no dia 27 de setembro por 01 (um) autor e/ou responsável principal, promovendo a troca de experiências entre as diferentes coordenações e fomentando novas ações relacionadas à saúde do homem no Brasil.

Para isto, segue em anexo o roteiro para inscrição destas boas práticas/experiências exitosas e ficha dos dados pessoais do autor/responsável, que deverá ser enviado para o e-mail saudedohomem@saude.gov.br até às 16 horas do dia 10 de agosto de 2016 (quarta-feira). Elas serão selecionadas de acordo com critérios pré-definidos pela CNSH entre os dias 11 de agosto (quinta-feira) e 16 de agosto (terça-feira). Os resultados serão divulgados no dia 17 de agosto de 2016 (quarta-feira). Confira todo o cronograma na tabela abaixo:


Envio das boas práticas/experiências exitosas em saúde do homem.
Até às 16 horas do dia 10 de agosto
Seleção das boas práticas/experiências exitosas em saúde do homem por critérios pré-definidos pela CNSH.
Do dia 11 de agosto até o dia 16 de agosto
Divulgação das boas práticas/experiências exitosas em saúde do homem selecionadas para apresentação no “Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Homem”
17 de agosto
I Simpósio de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina
26 de setembro

Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga o Oficio Circular nº 04/2016-CGDT/DEVIT/SVS/MS, contendo NOTA INFORMATIVA Nº 25, DE 2016-GDT/DEVIT/SVS/MS, referente à nova abordagem ao tratamento em casos de acidentes por serpentes do grupo Brothrops (“jararacas”) e por escorpiões, em situação de escassez de antivenenos.

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 28 / SE 30.