sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Divulgação de Serviços


O serviço de teleconsultoria oferece um canal direto entre os profissionais de saúde e teleconsultores nas mais diversas especialidades de saúde. O profissional (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, cirurgiões dentistas, técnicos, etc) pode tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou solicitar orientações sobre o processo de trabalho na unidade de saúde e sistemas de informação como o e-SUS AB. O objetivo é apoiar o profissional de saúde na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapêuticas e definição prognóstica, baseando-se no melhor nível de evidência disponível na literatura e proporcionando assim o aperfeiçoamento contínuo do profissional de saúde.


   Plataforma de Telessaúde

Ambiente virtual acessível de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Envie sua mensagem e receba a resposta em até 72h.

Para acessar esse e outros serviços clique aqui

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Notícias - PNI

A Coordenação Estadual do PNI divulga a Nota Informativa 311/2016 referente às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação para o ano de 2017.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 40 / SE 42.

Informe MS





Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista

25/10/2016
No dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista, os brasileiros têm muitos motivos para continuarem sorrindo. Os 12 anos de história da implantação da política, que oferece assistência odontológica à população, trazem marcas significativas. O Brasil é referência mundial pela qualidade e oferta da saúde bucal pública em 5.034 municípios.
Os avanços da Política Nacional de Saúde Bucal são muitos. Somente entre janeiro e agosto de 2016 o custeio de 24.361 Equipes de Saúde Bucal e de 302 Unidades Odontológicas Móveis resultou no atendimento de mais de 77 milhões de pessoas. Foram realizados, no mesmo período, mais de 23,5 milhões de procedimentos de promoção e prevenção.
Outros números importantes revelam que de janeiro a abril foram realizados mais de 24 milhões de procedimentos clínicos, ofertadas mais de 420 mil próteses de janeiro a agosto em 1.815 municípios, implantados 1.068 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) e 302 Unidades Odontológicas Móveis (UOM).
Essas conquistas foram possíveis graças aos esforços das equipes da Saúde Bucal de todo país. Tais resultados são fruto do trabalho de pessoas comprometidas com o sucesso e a continuidade do Brasil Sorridente, reforçando a premissa de oferta de saúde bucal universal, equânime, gratuita e de qualidade a todos os cidadãos.

Política Nacional de Saúde Bucal
 – O Brasil Sorridente representa um marco na mudança da atenção em saúde bucal. O programa trouxe avanços na melhoria da organização do sistema de saúde, sendo balizado em um modelo com três importantes princípios: universalidade, integralidade e equidade. Lançada em 2004, a Política Nacional de Saúde Bucal é resultado de importantes momentos de diálogo e construção coletiva. Após três Conferências Nacionais sob o tema, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde debateram suas diretrizes e propuseram a criação de mecanismos de ampliação do acesso. Atualmente, a Coordenação-Geral de Saúde Bucal integra o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e possui orçamento específico para a realização de suas ações.

Pesquisa – Ao longo da existência do Programa Brasil Sorridente, foram realizadas duas Pesquisas Nacionais de Saúde Bucal intituladas “SB Brasil”, onde os principais avanços puderam ser comprovados. Entre os resultados alcançados no período de intervalo das pesquisas está a redução do índice de cárie em crianças, adolescentes e adultos. Com essas conquistas, o Brasil passa a fazer parte do seleto grupo de países com baixa prevalência de cárie em pessoas abaixo dos 12 anos. Para ler mais dados da pesquisa clique aqui ou aqui.

Informe MS





A importância do diagnóstico precoce na prevenção do câncer de boca

24/10/2016


No mês de outubro, uma importante bandeira é levantada mundialmente: o combate ao câncer de mama. Com a campanha, espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle da doença que atinge mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil.
Nesse contexto, é importante lembrar também sobre outro tipo da doença, que ao ser diagnosticado precocemente pode ser prevenido: o câncer de boca.
Para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde e do INCA, é fundamental que os profissionais da Atenção Básica estejam atentos a realização da Abordagem Mínima, método de aconselhamento que busca estimular a adesão a tratamentos oferecidos pelo SUS para que as pessoas superem o tabagismo, uma das principais causas do câncer de boca.
O número de casos de câncer de boca em fumantes chega a ser de duas a três vezes maior que entre não fumantes. O risco aumenta de acordo com o tempo de exposição da pessoa ao fumo e com a carga tabágica (número de cigarros fumados por dia).
De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisa de Câncer, aproximadamente 63% dos casos de cânceres de boca, faringe e laringe no Brasil poderiam ser prevenidos se padrões saudáveis de alimentação e nutrição fossem seguidos por toda a população.

Leia mais sobre a metodologia da Abordagem Mínima e reforce o combate ao câncer bucal. 

Informe MS - e-SUS



Conforme pactuado na webconferência  sobre O uso do e-SUS pelas equipes NASF, que ocorreu no 10/10/2016, divulgamos a apresentação utilizada  para que possam valer-se como forma de orientação aos municípios e  aos trabalhadores.


Informe MS - Agenda Sífilis



O Ministério da Saúde - por meio do seu Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde – lançou ontem Agenda de Ações Estratégicas para a Redução da Sífilis Congênita no Brasil, elaborada conjuntamente por áreas do MS e 19 instituições. Na mesma oportunidade, foi assinada Carta de Compromisso por todos os representantes dessa parceria que estavam presentes na solenidade de lançamento.

Na ocasião, foram lançados também:

ü  Campanha Nacional de Combate à Sífilis Congênita;
ü  Boletim Epidemiológico de Sífilis 2016, pela primeira vez com os dados da sífilis adquirida;
ü  Acesso on line aos indicadores e dados da sífilis em gestantes e congênita dos estados e municípios;
ü  Manual Técnico de Diagnóstico da Sífilis (Portaria Nº 2.012/16, publicada no DOU – 20/10/2016);

Divulgamos o press-release e a portaria publicada sobre o Manual Técnico de Diagnóstico da Sífilis; e, abaixo, os links para a campanha nacional e as publicações acima elencadas.

Boletim Epidemiológico da Sífilis

Manual Técnico de Diagnóstico da Sífilis.

Indicadores on line sobre a sífilis

Agenda de Ações Estratégicas para Redução Sífilis

Video da Campanha Nacional

Materiais da Campanha Nacional

Notícias - e-SUS

No dia 27/10/2016 às 14:00, ocorrerá uma Webpalestra sobre mudanças na nova versão do e-SUS/AB.
Encaminho abaixo o link para acompanhamento da equipe.

Notícias - Convite

A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher convida para o Seminário: Oncologia e Saúde Sexual da Mulher, amanhã (dia 26 de outubro de 2016), das 14hs às 17hs, no auditório da SES/PE. 

Notícias

A segunda edição do SIPES será nos dias 8 a 10 
​d​
ezembro 
​de ​
2016, no Centro de Convenções do Hotel Armação 
em Porto de Galinhas
/
Pernambuco, 
tendo 
 como tema central "Estilos de vida e eventos sanitários contemporâneos em saúde pública".

​Última semana!!! O prazo ​para submissão de trabalhos no site do Simpósio - até 
o dia 28 de outubro de 2016 (sexta-feira)
​. 

Acesse o site, confira maiores detalhes 
​sobre a submissão de resumos ​
e faça sua inscrição: 
http://www.gpesupe.org/sipes/ 
Aproveite essa oportunidade!

Imagem inline 2

Notícias - EAD

A Gerência Estadual de Saúde do Homem e do Idoso divulga informações sobre o módulo de curso EAD, na área do envelhecimento, cujo público-alvo são profissionais de saúde de nível médio, técnico e agentes comunitários de saúde.


Curso de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (modelado para profissionais de nível fundamental, médio e técnico),  

Curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa abre matrículas para o 2º módulo

A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS), e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS) lançam, nesta terça-feira (18/10), o segundo módulo do curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.                                                                           
Profissionais de saúde de nível fundamental, médio e técnico interessados na capacitação podem se matricular até o dia 21 de maio de 2017, pelo link. O curso possui carga horária de 30 horas, é online, gratuito e tem início imediato.

O objetivo do curso é atualizar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem nas recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Para isso, são abordados diversos temas relacionados à atuação desses profissionais na atenção à saúde da população idosa, como por exemplo, o mapeamento dessa população, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde.

A qualificação tem ainda foco especial no uso da caderneta de saúde da pessoa idosa, instrumento de registro dos dados pessoais e sócio familiares, das condições de saúde e hábitos de vida da pessoa idosa. As informações permitem o acompanhamento longitudinal desse público, além de auxiliar na identificação de situações de fragilidade ou vulnerabilidade.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa da Cosapi, Cristina Hoffmann, o módulo integra um conjunto de ações articuladas que têm por objetivo a ampliação, disseminação e difusão das peculiaridades que as pessoas idosas apresentam na instalação e desfecho dos problemas de saúde, que se traduzem pela maior vulnerabilidade a eventos adversos. “Essas especificidades apontam para a necessidade de intervenções articuladas entre todos os profissionais da equipe, com iniciativas de outras políticas setoriais e também com iniciativas da comunidade, propiciando a integralidade da atenção”, explica.

Em relação ao módulo I, o grande diferencial é o público-alvo e a metodologia utilizada. “Propõe-se a discussão de temas que fazem parte do dia a dia trabalho das equipes da atenção básica, apontando algumas situações que são vivenciadas no território, situações cotidianas que permitem a discussão de temas importantes quando se trabalha com a população idosa”, afirma Hoffmann.

Para a coordenadora, essas informações contribuirão para a identificação das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e para a discussão do papel dos diferentes membros da equipe nas intervenções necessárias.

“O grande desafio foi traduzir um conteúdo complexo para uma linguagem acessível, sem perder a reflexão sistemática sobre as práticas em saúde”, explica a enfermeira e roteirista do curso, Olga Rodrigues. Ela conta que foram utilizadas estratégias diferenciadas de aprendizagem, com enfoque prático, que incluiu recursos lúdicos, como história em quadrinhos e jogos, além de videoaulas de entrevistas com profissionais com grande experiência em boas práticas no atendimento à população idosa na Atenção Básica. Todos os vídeos contam com closed caption.

“A própria estrutura do curso propõe uma linguagem lúdica, pois é dividido em fases, como num jogo de tabuleiro. Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situação-problema, encontra possíveis soluções na videoaula e testa os conhecimentos por meio das avaliações formativas”, conta Olga. Para concluir as atividades do curso, é necessário passar por todas as nove fases.

SERVIÇO
2º Módulo do Curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (EAD)
Matrículas: de 18 de outubro de 2016 a 21 de maio de 2017, pelo link.
Acesse a página do módulo I e II do curso, pelo link.

Notícias -EAD

A Gerência Estadual de Saúde do Homem e do Idoso divulga "Curso Ead sobre CUIDADOS COM IDOSOS FRÁGEIS".

Notícias - DDA

A Coordenação de Vigilância das Doenças de Transmissão hídrica e Alimentar da SES-PE divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente às Semanas Epidemiológicas 40 e 41/2016, tendo como fonte o Sivep-DDA.

          Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.

Informe MS





Atenção Básica é uma das prioridades do Ministério da Saúde

21/10/2016

Na manhã da última quinta-feira (20/10), o VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica promoveu uma mesa de diálogos sobre as prioridades da gestão atual do Ministério da Saúde para a Atenção Básica.
Na ocasião, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou as ações do governo neste período de administração e afirmou a intenção do governo de ampliação dos investimentos voltados para a AB.
Com foco na informatização dos dados colhidos pelos municípios no atendimento aos cidadãos, Barros deu destaque ao pedido recente que fez aos municípios de implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão até dezembro. Segundo Barros, a adesão permitirá melhor planejamento e gestão dos recursos investidos. “Saberemos exatamente onde estão os gargalos e providenciaremos as soluções desses problemas através da transparência permitida pela informatização”, afirmou.
Após destacar que também trabalhará pela ampliação das equipes, do acesso e das condições de equipamentos para o trabalho feito no âmbito da AB, Barros se mostrou animado com o novo modelo de debate proposto durante o VII fórum. “A forma participativa como foi feito esse evento, que deve ser repetido em todos os estados e municípios, nos permite colher as melhores opiniões e tomar as melhores decisões a partir das propostas que eles fizerem para o nosso sistema”, ressaltou.
Também fizeram parte da mesa de diálogos o Secretário de Atenção à Saúde (SAS), Francisco de Assis, o diretor do Departamento de Atenção Básica, Allan Nuno, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Jurandi Frutuoso, e Bruno Diniz, respectivamente.
O secretário também elogiou a metodologia do encontro, que, segundo ele, possibilita maior interação entre os participantes: “esse tipo de formato traz uma percepção muito maior de oficina de trabalho, onde a construção acontece. Fiquei muito feliz, pois ele reflete nossa atuação com os usuários, os profissionais de saúde e os gestores”.
Ainda de acordo com Francisco de Assis, a interação desses atores com a academia é fundamental e reflete a importância do Fórum, que se coloca como um espaço para trabalho conjunto. “Avaliaremos, verificaremos e construiremos, juntos, o que for necessário pra ter uma AB cada dia melhor. Não tenho a menor dúvida de que a SAS, por diretriz do ministério, vai atuar fortemente no conhecimento, na transmissão do conhecimento, na formação e na educação permanente para que seja fortalecida, cada dia mais, a assistência prestada em cada um dos pontos”, destacou.
O representante do CONASS, Jurandi Frutuoso, reforçou os resultados positivos da metodologia usada, e acrescentou: “o trabalho, daqui para frente, é o de consolidar as propostas que foram apresentadas. De maneira estratégica, temos que fazer com que o trabalho do fórum saia do papel e seja colocado em prática”.
Na ocasião, Frutuoso demonstrou, ainda, preocupação com a transição de governo nos Municípios depois das eleições de 2016. “Não podemos deixar que seja interrompido o trabalho já iniciado. O MS tem os próximos meses para evitar prejuízo da estrutura do serviço de saúde no Brasil”, disse.
O representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais, Bruno Diniz, defendeu que a Atenção Básica tenha cada vez mais financiamento adequado para que a política possa se desenvolver no território com garantia de acesso a toda população. “O fórum foi importante para conhecer realmente as diversidade das unidades básicas de saúde das regiões”, reconheceu Diniz.
Já o Diretor do DAB, Allan Nuno, destacou como importante avaliar as conquistas dos últimos 30 anos da AB, sem também deixar de identificar necessidades de ajustes. “Nesses últimos dois dias, temos nos dedicado muito para refletir de uma maneira bastante inovadora do ponto de vista metodológico, mas, ao mesmo tempo, trazer uma série de questões que temos acumulado no debate sobre a necessidade de revisão da Política Nacional de AB”.
Segundo Nuno, os diálogos tornam possível fazer o enfrentamento do momento, que aponta mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira: “discutir novas abordagens e nos dará melhores condições de diagnosticar e desenhar um tratamento adequado para os usuários, além de fazer o que a gente sempre defende: que a AB seja verdadeiramente resolutiva”, afirmou.
 Acesse o álbum de fotos do último dia de VII Fórum clicando aqui: https://flic.kr/s/aHskM4i1Bi

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Portaria Nº 1.857 - Equipamentos e Material Permanente

Habilita Municípios e Estados a receberem recursos destinados à aquisição de equipamentos e material permanente para estabelecimentos de saúde.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 14/10/16, página 60. 

Portaria Nº 1.856 - Academia da Saúde

Habilita municípios e o Distrito Federal a receberem recursos referentes ao incentivo para implantação de Polo da Academia da Saúde.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 14/10/16, página 60.

Portaria Nº 1.849 - Academia da Saúde

Habilita recebimento de incentivo de custeio para polos do Programa Academia da Saúde em Municípios com NASF implantado.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 14/10/16, página 49.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnUlNfM2JMTkVPSGdhd0tucFNrdmx5SVYzNDRN/view?usp=sharing

Portaria Nº 1.814 - Homologa CEO / PMAQ

Homologa a contratualização/recontratualização dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ao segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO).

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 10/10/16, página 44.

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnMHRYNXJDY2NlRVdrUmliZ1Rsa1ljb1dYY1ZN/view?usp=sharing

Portaria Nº 1.787 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Ribeirinhas, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional e Estabelecimentos de Saúde – SCNES.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 10/10/16, página 40.

Portaria Nº 1.783 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família e Ribeirinhas, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 10/10/16, página 38.

Notícias - PNI

A Coordenação Estadual do PNI divulga o Comunicado 553/2016 o qual  informa sobre a realização do Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) pós Campanha Multivacinação 2016.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Notícias

A Coordenação de Vigilância de Riscos Ambientais (SEVS/PE) divulga o Informe Vigiágua SE 39.

Informe MS





"O Fórum será um esforço de construção coletiva", afirma diretor do DAB

19/10/2016

Gestores municipais e estaduais da saúde debatem nos próximos dias propostas para melhorias na PNAB

Foram abertos, na noite de ontem (18/10), os trabalhos do VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. “Teremos a chance de refletir sobre o que já conseguimos conquistar e avançamos, mas também pensar sobre seus desafios para garantir ainda mais acesso e qualidade à AB”, ressaltou Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica.
O encontro tem objetivo principal de discutir e aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O Fórum possibilita momentos de debate e reflexão acerca de temas fundamentais para a melhoria dos serviços. É também uma maneira de promover um processo de consulta qualificada aos profissionais que atuam na área.
Participaram da mesa de abertura Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica, Jurandi Frutuoso, representante do (CONASS), Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais (CONASEMS), Danilo Amorim, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Alexandre Florêncio, representante da Organização Pan-Americano da Saúde (OPAS).
“Reunimos neste fórum trabalhadores, gestores da saúde, pesquisadores e técnicos. O encontro será um esforço de construção coletiva para propor uma revisão da política atual. Dos debates um documento sínteses reunirá propostas debatidas por todos os participantes”, explicou Allan Nuno.
Conferência magna
Com a exposição “Os desafios da Atenção Básica no Brasil”, o Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP e Professor da UNIFESP, Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, fez apontamentos para subsidiar o debate dos próximos dias.
“É preciso reconhecer a necessidade da centralidade da Atenção Básica no SUS, rompendo seu isolamento na configuração das políticas públicas, na perspectiva da integralidade e da construção coletiva da PNAB”, reforçou.
Após a explanação, convidadas e convidados do encontro deram suas contribuições sobre o que foi apresentado pelo conferencista sobre questões relativas ao SUS na atualidade. O VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica acontece em Brasília, e conta com a participação de 240 gestores estaduais e municipais, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), de conselhos nacionais e municipais e de profissionais e gestores da Atenção básica.
Eixos Temáticos
Na quarta-feira, após apresentação do vídeo explicativo sobre a metodologia e programação do fórum, os participantes darão início aos debates. As mesas estão divididas em três eixos temáticos em que até oito participantes poderão debater os assuntos propostos em rodadas de conversas de 30 minutos.
Os temas são: a “Gestão da Atenção Básica” e os elementos envolvidos em sua atuação, como território, composição de equipes e gestão do trabalho. “Formação e Educação Permanente em Saúde” e “Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora da Rede” também são eixos propostos.

Informe MS





VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica

18/10/2016

Discutir o aprimoramento da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é o objetivo do encontro que reúne, a partir de hoje (18), em Brasília, 240 gestores estaduais e municipais, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), além de profissionais e gestores da Atenção básica.

O evento, que acontece pelo menos uma vez ao ano desde 2012, é uma iniciativa do Departamento de Atenção Básica (DAB). Nesta edição, será estabelecido um processo de consulta qualificada ao conjunto de atores sociais que atuam na construção da Atenção Básica para propor, a partir da reflexão e vivência, elementos de reflexão sobre a PNAB. O encontro acontece até quinta-feira (20/10).

As mesas de debates serão divididas em três eixos temáticos. Os temas são: a “Gestão da Atenção Básica” e os elementos envolvidos em sua atuação, como território, composição de equipes e gestão do trabalho. “Formação e Educação Permanente em Saúde” e “Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora da Rede” também são eixos propostos.

Organização

O fórum deste ano propõe uma metodologia diferente para que os participantes tenham oportunidade de discutir minuciosamente todos os eixos temáticos propostos pelo evento e ainda produzam um documento propondo soluções para os desafios apresentados. Ao estabelecer que o processo de discussão aconteça em grupos pequenos, com oito pessoas, de forma simultânea, o método garante o aumento do tempo de fala e maior dinamismo.

Os documentos com os consensos estabelecidos no processo de debate no fórum servirão como subsídio para as discussões de revisão da PNAB na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Hoje pela manhã, as equipes técnicas do DAB participaram de uma palestra sobre a organização do fórum. O método escolhido para coordenar o evento foi o "Café Mundial". Essa metodologia permite maior interação entre os participantes do que as tradicionais por meio de grupos de discussão e plenária.

Portaria Nº 1.707

Redefine as regras e os critérios referentes aos incentivos financeiros de investimento para construção de polos; unifica o repasse do incentivo financeiro de custeio por meio do Piso Variável da Atenção Básica (PAB Variável); e redefine os critérios de similaridade entre Programas em desenvolvimento no Distrito Federal e nos Municípios e o Programa Academia da Saúde.

Você pode ler a portaria na íntegra através do link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnTF9aWUlFN3lkZ2NMU1VVN1RGaXV0X01jYnNN/view?usp=sharing

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Informe MS





Novo ciclo de cursos online sobre Agrotóxicos, Saúde Mental e Nutrição na APS

17/10/2016

Estão abertas inscrições para os cursos online sobre intoxicação por agrotóxicos, saúde mental e nutrição na Atenção Primária à Saúde. Os cursos são voltados para profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB), estudantes do último ano de medicina e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde de todo o Brasil.
As inscrições podem ser realizadas do dia 10/10/2016 até o dia 31/10/2016. As atividades serão realizadas na modalidade a distância via plataforma Moodle e podem ser iniciadas no momento da inscrição.
Veja abaixo mais informações de cada curso:
Curso EaD de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde para Médicos
Data/período do curso: 10/10 a 21/12/2016
Vagas: 500
Público-alvo: Médicos que atuam em unidades básicas de saúde do SUS do Brasil e estudantes do último ano de graduação de medicina.

Nutrição na APS: Guia Alimentar e Doenças Crônicas Não Transmissíveis –3ª edição
Data/período do curso: 17/10 a 14/12/2016
Vagas: 1500
Público-alvo: O curso é direcionado para todos os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica do SUS do Brasil e que estejam devidamente cadastrados no CNES.

Curso EaD de Intoxicação por Agrotóxicos: noções gerais – 2ª edição
Data/período do curso: 24/10 a 21/12/2016
Vagas: 1000
Público-alvo: Profissionais da saúde de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica do SUS do Brasil e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde do Estado no Brasil.

Para se inscrever e saber mais informações sobre os cursos, clique aqui.

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Nº 39 / SE 41.

Notícias

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde/ Diretoria de Políticas Estratégicas/Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, em alusão ao Outubro Rosa promoverá no dia 23/10/2016 (domingo), a Caminhada intitulada “Outubro Rosa – Venham conosco nessa caminhada", com concentração às 08:00 h na Av. Boa Viagem (em frente a Padaria de Boa Viagem) e encerramento no Polo da Academia da Cidade do II Jardim. 

Para retirada do kit (número limitado), solicitamos aos participantes que cheguem ao local com antecedência. 


Imagem inline 1

Notícias

A Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa divulga:

Convite da Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGAD/DAHU/SAS/MS), juntamente com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS/MS):

 1ª EDIÇÃO DO MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NO CUIDADO À PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DOMICILIAR NO SUS


Informamos sobre a 1ª Edição do Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar (clique para ver edital), uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS/MS) em parceria com a Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGAD/DAHU/SAS/MS) do Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.
O objetivo é mapear, conhecer e dar visibilidade a experiências e práticas bem-sucedidas no SUS, no cuidado a pessoa idosa no âmbito domiciliar, buscando seu potencial de inovação e indicando resultados alcançados e caminhos para sua ampliação.
Os autores das experiências podem ser gestores e/ou trabalhadores das equipes de atenção domiciliar e/ou da atenção básica que queiram relatar experiências inovadoras e/ou bem sucedidas de Atenção Domiciliar no cuidado à pessoa idosa.  

A inscrição será realizada por meio de formulário eletrônico disponível no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=27793 até dia 07 de outubro de 2016 ( PRAZO PRORROGADO ATÉ DIA 23 DE OUTUBRO )
Acesse também no link: www.saude.gov.br/cgad

Notícias

A Gerência de Vigilância de Doenças de Transmissão Aguda (SEVS/PE) divulga os seguintes Informes Epidemiológicos:

1- Informe Epidemiológico das Doenças Diarreicas Agudas 
Fonte: SIVEP_DDA

2- Informe Epidemiológico dos Surtos de Doenças Transmitidas por Água/Alimentos 
Fonte: SVEDTA

Esses informes descrevem a situação atual do monitoramento das DDA em unidades sentinela em setembro de 2016, e a ocorrência acumulada de Surtos DTA, por município e Geres de Pernambuco, registrados entre janeiro e setembro do corrente ano.


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Informe MS





Rede de atenção à saúde bucal amplia a oferta de serviços especializados

14/10/2016

Mais um passo é dado na busca pela ampliação do acesso e qualificação dos serviços oferecidos pelo SUS. A expansão da oferta de serviços especializados, através da implantação de novos CEO’s, foi autorizada em Portarias publicadas nesta última segunda-feira (10).
Serão novos centros oferecendo o serviço especializado em saúde bucal à população brasileira. O aumento de CEO’s foi possível pela antecipação de incentivo para implantação, liberada pelas Portarias GM nº 1.812 e nº 1.815, de 7 de outubro de 2016, e pela definição de recursos de incentivo de custeio mensal, pela Portaria GM nº1.816, de 7 de outubro de 2016.
Tais medidas resultam na maior oferta de serviços odontológicos especializados, dando continuidade ao trabalho realizado pelas Equipes de Saúde Bucal, expandindo a rede de atenção à saúde bucal em todo território nacional.
Centros Especializados em Odontologia
Os CEO’s estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, Periodontia especializada, Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, Endodontia e Atendimento a portadores de necessidades especiais.
Com a publicação das portarias o Brasil amplia para 1.068 o número de CEO’s que atenderão as demandas da população.
Conheça as portarias: