terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Informe MS





DAB participa de acolhimento aos novos secretários de saúde de Pernambuco

13/02/2017

Representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) participaram, na última quinta-feira (9), da abertura do Seminário de Acolhimento de Novos Gestores de Saúde de Pernambuco da gestão de 2017-2020, no município de Gravatá.
O encontro teve o objetivo de levar aos novos secretários informações que auxiliarão nas ações de promoção de saúde da população dos municípios pernambucanos e incluiu a apresentação de ferramentas de gestão, programas e instrumentos de planejamento e controle fundamentais para o bom desempenho no setor.
Durante a mesa de abertura do evento, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS), Gessyane Vale Paulino, deu destaque à atenção básica  e enviou um recado aos novos secretários: “a pasta é fundamental para a discussão dos municípios, considerando que é neles que a AB acontece. Fazer gestão envolve disposição, compromisso e o desejo de fazer e fazer bem. Muita coragem para os novos gestores, que eles tenham compromisso com o SUS, e em melhorar esse sistema que é uma medida inclusiva e fundamental para o brasileiro”.
Segundo a representante do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco Rosa Maria de Lima Gomes, é preciso fortalecer com os gestores, especialmente junto às secretarias municipais de saúde, a importância do controle social para o bom desenvolvimento das ações de saúde. “Isto devido a importância desta pasta que luta diretamente com a qualidade de vida das populações e que veem no SUS seu principal aporte”, afirmou. 
Já a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Cláudia Callau Matos, colocou o acolhimento como fundamental: “viemos dar as boas vindas e qualificar os novos gestores, discutir, dialogar, trabalhar e fortalecer a regionalização, tratando também a questão da atenção primária em Pernambuco, que tem historicamente um destaque com relação a essa questão”.
Segundo o técnico do Departamento de Atenção Básica Francy Webster Pereira, o momento é de trocas e uma oportunidade dos secretários aprofundarem seus conhecimentos sobre a Atenção Básica e seus desafios, com a missão de servir ao usuário: “a atenção básica deve ser generosa para acolhê-los em suas UBS para o cuidado em rede. Países com uma atenção básica forte têm melhores resultados em saúde e têm usado menos da atenção especializada e hospitalar”, afirmou.
O representante do DAB na ocasião destacou ainda a importância da implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) em todas as Unidades Básicas de Saúde do país e sobre os esforços do Ministério da Saúde em torno da ferramenta e do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
Também falou sobre o PMAQ o representante da Fiocruz Sidney Farias, que ressaltou como importante que as Equipes de Saúde da Família entendam a relevância da avaliação externa e de respostas fidedignas nesse processo, que garantam indicadores realistas sobre as regiões. “a avaliação externa no processo de avaliação da gestão é um momento crucial onde o gestor pode retratar um pouco das suas dificuldades e, a partir delas, por mais duras que sejam, podermos refletir e apresentar soluções”, defendeu.