sexta-feira, 3 de março de 2017

Notícias

Curso de Educação Popular em Saúde abre seleção para novas turmas

Estão abertas as inscrições para seleção do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EDPopSUS II) em três novos estados – Pará (PA), Mato Grosso (MT) e Rio Grande do Sul (RS). Além do Piauí (PI) e Paraíba (PB), que já estavam na primeira etapa do curso em 2016 e que este ano estão disponibilizando vagas para novos municípios: Cajazeiras (PB) e Picos (PI).
São dois editais: um para seleção de educandos (alunos) que irão fazer o curso e outro para seleção de educadores populares, que atuarão como facilitadores da construção do conhecimento. O prazo de inscrição para concorrer às vagas de educador termina no dia 09 de março e para educandos no dia 14. As inscrições são gratuitas.
Ao todo serão ofertadas 1.400 vagas para educandos distribuídas nesses cinco estados, sendo que 70% de vagas são reservadas para Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Agentes Indígenas de Saúde. O restante das vagas será destinado aos demais profissionais da atenção básica, lideranças comunitárias e integrantes dos movimentos sociais. Os educandos selecionados receberão ajuda de custo para alimentação no valor de 320 reais, a partir do 4ª encontro. Os custos para deslocamento ficarão por conta dos candidatos.
Já para seleção de educadores foram destinadas 80 vagas. Os candidatos podem concorrer em duas modalidades: educadores populares I para quem tem graduação completa e docência mínima de um ano na área de saúde; e educadores II para candidatos com ensino fundamental e experiência como educador popular. Os selecionados para as vagas de educadores populares I e II receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00.
Oferecido na modalidade presencial e com a duração de aproximadamente quatro meses, no total de 160 horas, o curso é divididas em 17 encontros de oito horas semanais, intercaladas com duas horas de trabalho de campo. O EDPopSUS II está estruturado em eixos temáticos que pretendem dar subsídios para os alunos refletirem criticamente sobre seu próprio trabalho e atuar a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.
O curso do EDPopSUS é uma realização da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Este curso faz parte das ações estratégicas da Política Nacional Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). O objetivo do curso é o de contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.
Para acessar os editais e a ficha de inscrição acesso o site do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br