terça-feira, 7 de março de 2017

Informe MS





Técnicos do DAB retomam discussão da PNAB

02/03/2017

As mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) têm pautado o debate entre profissionais, técnicos, instituições de pesquisa em saúde, conselhos e entidades de classe nos últimos dois anos. A revisão busca a qualificação da política que é orientada pela universalidade, acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, humanização, equidade e participação social.
Desde 2015, o Departamento de Atenção Básica (DAB) tem sido o mediador dos encontros que discutem a evolução da PNAB, analisando experiências dos 10 anos de vigência e especificidades territoriais. O DAB esteve presente em três fóruns nacionais de gestão da AB, reuniões com as coordenações estaduais, seminários, grupo de trabalho, representantes de diversas categorias profissionais da AB, entre outros.
Na última sexta-feira (24), todos os técnicos do departamento, trabalhadores que instrumentalizam os gestores estaduais e municipais, se reuniram para discutir e validar pontos que foram levantados nos encontros de discussão sobre a PNAB. O documento final será apresentado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) deste mês.
A proposta trabalha com dois eixos temáticos: Gestão da Atenção Básica e Formação e Educação. O documento discute também mudanças referentes à território, composições de equipes, gestão do trabalho, infraestrutura e ambiência, monitoramento e avaliação, educação permanente e matriciamento.
“Encontros como este deveriam fazer parte da rotina do DAB. É uma maneira de debatermos diferentes temas referentes à Atenção Básica para nos apropriarmos mais sobre as políticas e programas específicos do departamento”, refletiu Allan Nuno, diretor.