segunda-feira, 13 de março de 2017

Informe MS





Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica

Data de publicação: 09/03/2017

Ministério da Saúde divulga a estratégia com objetivo de apoiar as gestões estaduais e municipais na ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde dos jovens

O Ministério da Saúde acaba de divulgar a Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes, que tem o objetivo de apoiar as gestões estaduais e municipais na ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde de adolescentes, visando à integralidade da atenção e à garantia de seus direitos.
O aperfeiçoamento das ações de proteção e promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva para adolescentes e o fortalecimento da resolutividade na atenção básica toma corpo com a estratégia, que entende a fase como o período mais saudável da vida e o melhor momento para investir em esforços de proteção e de promoção da saúde.
A estratégia será operacionalizada nos estados e municípios prioritários para o “Plano de Ação Estratégico de Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social às Pessoas Afetadas pela Síndrome do vírus Zika e outras Alterações do Sistema Nervoso Central, suas Consequências e Doenças Correlatas”.
A implementação da agenda se dará em três etapas: organização dos serviços; crescimento e desenvolvimento e saúde sexual e saúde reprodutiva. 
O objetivo principal é garantir o acesso dessa população às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde.
A atenção integral à saúde de adolescentes nos serviços de saúde parte de um acolhimento com uma abordagem diferenciada, sem juízo de valor, em espaços humanizados, de responsabilização e de formação de vínculos. Essas estratégias são importantes na reestruturação do processo de trabalho dos profissionais de saúde e imprescindíveis para garantir o acesso e o reconhecimento desse espaço como agentes de disseminação de informações, com fluxos de atendimento instituídos e reconhecidos para o manejo das ações em saúde ofertadas para essa população.
 Saiba mais: