quarta-feira, 19 de abril de 2017

Informe MS





SISMOB 2.0 já está disponível

Data de publicação: 18/04/2017

Nova versão do Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde notificará eletronicamente gestores sobre situação de obra

O Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) versão 2.0, é uma evolução do atual sistema que permite o monitoramento das obras de engenharia e infraestrutura financiados pelo Ministério da Saúde (MS). Desde o início de março está no ar o SISMOB 2.0 — Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde. A migração das informações da versão 1.0 para o 2.0 ainda está ocorrendo, mas os usuários da plataforma, tanto do âmbito federal quanto estadual e municipal, já devem fazer o recadastramento.
O sistema possibilita gestão financeira e executiva da obra desde a proposta até sua conclusão, comparação entre o planejado e o executado, histórico, imagens fotográficas e alertas. O SISMOB está disponível nos módulos web e mobile. O CPF e senha de acesso à versão web são os mesmos utilizados para o aplicativo móvel.
O SISMOB foi desenvolvido conforme a nova lógica de financiamento fundo a fundo organizada pela Portaria GM/MS nº 381, de 6 de fevereiro de 2017, que propõe maior autonomia aos estados e municípios, reforço aos processos de monitoramento e, assim, maior efetividade nos resultados dos investimentos em saúde.
O acesso ao sistema está disponível para técnicos do MS vinculados aos setores responsáveis pela execução e monitoramento da política, Fundos de Saúde, pessoas vinculadas às Secretarias de Saúde responsáveis pelo cadastro e acompanhamento da execução/fiscalização da obra, órgãos de controle e Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).
Outras funcionalidades
Na nova versão, o MS notificará eletronicamente a situação de obra, especificando etapa de execução ou atualização periódica dos dados vencidos. Se não houver resposta às notificações, a proposta será desabilitada por meio de Portaria específica.
Deverão ser informados, no SISMOB também: os responsáveis técnicos, fiscal da obra e fiscal do contrato nos termos da legislação vigente sobre execução de obras públicas; o regime de execução da obra, marcos do processo licitatório e dados das empresas executoras e os registros fotográficos do terreno e de evolução da obra.
As propostas em situação de execução de obra, que estão fora do prazo de execução estabelecido pela pasta, estão sendo notificadas novamente através do SISMOB 2.0, tendo o estado, município ou Distrito Federal até o dia 12 de maio de 2017 para apresentar justificativa e novo prazo.
Atualização de cadastro
Para fazer o recadastramento de acesso ao SISMOB 2.0, acesse o Portal do SISMOB (portalsaude.saude.gov.br/sismob). O servidor deve clicar em primeiro acesso, informar o CPF e e-mail. No mensagem recebida, clique em “definir senha”. Uma nova página do SISMOB será aberta para a definição da senha. Continuar o cadastro com as os dados solicitados. Após este cadastro aguardar a aprovação que será feito pelo gestor municipal mediante acesso com o CNPJ e senha do Fundo.
Informações sobre execução das obras estão disponíveis no portal da Sala de Apoio à Gestão Estratégica. Dúvidas sobre o sistema, ligue para 136 – opção 8.