quinta-feira, 11 de maio de 2017

Informe MS





Microdados do 2º ciclo do PMAQ estão disponíveis

Data de publicação: 10/05/2017

As informações estavam liberadas apenas para gestores da Atenção Básica. Agora, podem ser acessadas pelo público geral

As equipes do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) tem seus microdados, que foram coletados na avaliação externa, divulgados. As informações estão disponíveis no portal do Departamento de Atenção Básica (DAB) para acesso público.
Os dados coletados na avaliação passada estão divididos em seis módulos: Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipe AB, Usuário, Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), UBS para atendimento odontológico e Equipe Saúde Bucal.
Essas informações podem ser utilizados pelas equipes e gestores, a fim de qualificar as ações e serviços ofertados à população. Pesquisadores também podem cruzar os microdados, juntamente com o banco do 1º ciclo, e produzir análises sobre a situação da atenção básica no país.
Os módulos de UBS trazem a avaliação das condições de infraestrutura, materiais, insumos e medicamentos da unidade. Nos módulos de equipe, há informações sobre processo de trabalho e organização do cuidado com o usuário, além da verificação de documentos que apoiaram a avaliação da implantação de padrões de acesso e qualidade tanto para as equipes AB, SB e NASF. Já no módulo usuário há dados sobre a satisfação e percepção dos cidadãos quanto aos serviços de saúde, acesso e utilização.