terça-feira, 9 de maio de 2017

Informe MS





Disponível materiais de apoio técnico ao Nasf

Data de publicação: 08/05/2017

O conteúdo foi elaborado a partir dos relatos de diversos profissionais da Atenção Básica, estudos acadêmicos e experiências dos trabalhadores das equipes

Mais dois materiais de apoio técnico aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) estão disponíveis na biblioteca virtual do Departamento de Atenção Básica (DAB). As publicações são desdobramentos do Caderno de Atenção Básica nº 39 - Volume 1 que abordou o processo de trabalho de toda a equipe. Os fascículos novos trazem uma leitura mais aprofundada de duas áreas temáticas: atenção nutricional e assistência farmacêutica.
O material Contribuições dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família para a Atenção Nutricional traz conhecimentos produzidos pelas vivências do apoio matricial em alimentação e nutrição ao longo dos oito anos de implementação dos Nasf em diferentes municípios do país. Já Práticas Farmacêuticas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) destaca o papel do farmacêutico na equipe e nos possíveis cenários de prática dentro da AB, a partir das diretrizes do programa.
A composição de cada equipe do Nasf pode variar em função das necessidades locais ou das estratégias do gestor municipal. Dessa forma, os perfis dos núcleos são diferenciados, mas devem trabalhar conjuntamente com às equipes da AB às quais estejam vinculados.
O conteúdo foi elaborado a partir dos relatos de diversos profissionais em espaços de trocas de conhecimento, de estudos acadêmicos relacionados ao tema e também das experiências dos trabalhadores das equipes Nasf e da gestão da Atenção Básica. O material não tem o objetivo ou a pretensão de ser um manual normativo e prescritivo sobre as práticas de apoio matricial, mas pode contribuir para o desenvolvimento das ações do Nasf nos temas abordados.
Acesse a Biblioteca do DAB pelo link.