terça-feira, 23 de maio de 2017

Informe MS





CGAN produz série de vídeos educativos com o tema 'alimentação adequada e saudável'

Data de publicação: 22/05/2017

O material auxilia o trabalho dos profissionais de saúde e educação que participam do Programa Saúde na Escola 

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do DAB (CGAN) produziu, em parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vídeos educativos para tratar da alimentação saudável nas escolas. Voltados para profissionais de saúde e de educação que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), o material busca proporcionar e promover a ampliação da discussão sobre alimentação saudável no ambiente escolar.

“A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, que desempenha papel fundamental na formação cidadã, de valores e de hábitos. É um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) que envolvam toda a comunidade escolar: professores (as), merendeiros (as), gestores (as), educandos (as), pais/responsáveis, equipes de saúde” explica Bruna Pitasi, técnica do Departamento de Atenção Básica.
Reconhecendo a importância do investimento na educação alimentar e nutricional, a série integra um conjunto de materiais de apoio que vem sendo produzidos pela CGAN para apoiar as ações de promoção da saúde do Programa Saúde na Escola. Os vídeos são uma das ferramentas disponibilizadas para despertar o interesse e a participação dos educandos e de toda a comunidade escolar e promover a construção coletiva do conhecimento sobre Alimentação e Nutrição no mundo contemporâneo. Além de valorizar um tema tão transversal que é a alimentação, a ideia é aproximar o assunto do cotidiano dos estudantes.

Vídeos

Os caminhos da comida
 – vídeo voltado para professores e profissionais de saúde que aborda as dimensões da alimentação e os componentes do sistema alimentar e, ainda, a importância da promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.