terça-feira, 9 de maio de 2017

Informe MS





3º ciclo do PMAQ tem competências dos indicadores definidas

Data de publicação: 05/05/2017

Para o cálculo, vão ser usados os dados enviados ao SISAB dos meses de setembro, outubro e novembro de 2017



O cálculo dos indicadores do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) será realizado com base nas competências dos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. A análise dos indicadores corresponde a 30% da nota de certificação. Já avaliação externa 60% e autoavaliação 10%.
Mensalmente, é disponibilizada a planilha com os indicadores do PMAQ no site do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB). Os documentos auxiliam no monitoramento dos dados que estão sendo enviados para a base federal. Além disso, é possível identificar pelos alertas quais informações estão abaixo do esperado para uma Equipe de Saúde da Família.
Essa análise dos dados é importante para qualificação do trabalho e, consequentemente, alcançar bom desempenho na certificação. Por isso, é necessário que os profissionais da AB enviem os dados de produção para o SISAB, como atendimentos individuais, procedimentos, atividades coletivas, entre outros, para que seja possível o cálculo dos indicadores.
PMAQ
Lançado em 2011, o programa tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes, elevando o repasse de incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhoramento da qualidade no atendimento.