segunda-feira, 3 de julho de 2017

Informe MS





DAB realiza reunião da Coordenação Nacional de Avaliação Externa do PMAQ com Instituições de Ensino e Pesquisa

Data de publicação: 28/06/2017

Participantes testaram novas ferramentas em treinamento para o 3º ciclo da Avaliação Externa

Aconteceu, na última semana (20 e 21), a reunião de treinamento das instituições de Ensino e Pesquisa (IEP) que realizarão a coleta de dados na fase de Avaliação Externa do PMAQ.
Planejado para o segundo semestre de 2017, o processo de coleta das informações na AB traz novidades e ferramentas que foram pontos principais do encontro, realizado na Organização Pan-Americana de Saúde (opas), em Brasília.
Com a participação de representantes das IEP e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, o treinamento é parte de uma série de novas ações que antecedem a avaliação externa nos estados, entre elas: a revisão no desenho geral do Programa; a implantação do Sistema eletrônico do AMAQ e alterações no processo de certificação das equipes.
"Apresentamos os seis módulos que compõem a entrevista avaliativa que será realizada via tablet. Em formato de aplicativo, a ferramenta pode ser acompanhada em tempo real. E se o equipamento de um entrevistador apresenta defeito, rapidamente a coordenação daquela equipe terá conhecimento e resolverá o problema. Isto significa economia de recursos e tempo de trabalho”, colocou o Coordenador-Geral de Acompanhamento e Avaliação do DAB, José Eudes Barroso Vieira.
Na ocasião, foram exibidas todas as funcionalidades do aplicativo. Além disso, o encontro abriu espaço para a colocação de sugestões de melhorias da ferramenta e o esclarecimento de dúvidas de usabilidade. Participaram dessa apresentação a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pelo desenvolvimento e criação do app PMAQ; equipes do PMAQ CGAA; da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica (CCGAB), que dá suporte às gestões estaduais da Atenção Básica.
A facilidade de acompanhar onde as entrevistas estarão acontecendo também foi ponto destacado pelo Coordenador-Geral de Acompanhamento e Avaliação do DAB. “Tanto profissionais do Departamento de Atenção Básica e universidades, quanto equipes das secretarias estaduais e dos próprios municípios poderão acompanhar em um painel, de acesso público, o roteiro da coleta de dados. Em formato de mapa, esta aba no site do PMAQ vai mostrar onde a avaliação já passou ou vai passar, filtrando por estado/município ou equipe”, explicou.
E as melhorias não param. Atendendo a pedidos de trabalhadores do Cosems e das coordenações da Atenção Básica nos estados, o treinamento das equipes terá a participação de várias representações: todos os profissionais dessas frentes integrarão os treinamentos. “Atendemos essa demanda que foi apresentada nos ciclos anteriores. A ideia é qualificar as oficinas, integrando ainda mais os profissionais envolvidos na criação e gestão do PMAQ, em todas as suas etapas”, finalizou José Eudes.
Para saber mais sobre o PMAQ-AB, acesse: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pmaq.php