segunda-feira, 3 de julho de 2017

Informe MS





Nota técnica fala sobre administração da Penicilina Benzatina

Data de publicação: 29/06/2017

Documento publicado pelo Cofen reforça que a medicação para conter avanço da sífilis pode ser ministrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Nota técnica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) fala sobre a importância da administração da penicilina benzatina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para o tratamento da sífilis adquirida e na gestação. Esse é o único medicamento seguro e eficaz, que atravessa a barreira placentária, prevenindo a sífilis congênita.
O documento reforça que a penicilina pode ser administrada por enfermeiros na Atenção Básica, mediante prescrição médica ou da enfermagem. Afirma ainda que ausência do médico na unidade não é motivo para não realização da administração do fármaco pelos profissionais de enfermagem.
Segundo o CAB nº 18, o tratamento imediato da mãe e do parceiro evita a transmissão para o feto e pode ser feito nas UBS. No Protocolo - Saúde da mulher, há também menção ao tratamento de gestantes com sífilis.
Panorama
O Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2016, entre os anos de 2014 e 2015, a sífilis congênita, que pode provocar complicações graves, inclusive cegueira e morte do bebê, teve um aumento de 19%.
Em 2016, foi atualizada as normas para a realização do testes rápidos, facilitando a detecção da sífilis e outras doenças. Utilizados para triagem, os exames são de fácil execução, não exigem infraestrutura laboratorial e ficam prontos em até 30 minutos. É essencial o tratamento imediato da gestante e seu parceiro, tão logo seja identificada a doença.
O Departamento de Atenção Básica reforça a importância da disponibilidade do medicamento e sua administração pelos profissionais de saúde na AB para reduzirmos o número de sífilis adquirida e congênita no Brasil. Para mais informações sobre o manejo da sífilis, acesse o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, disponível em: http://www.aids.gov.br/pcdt