segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Informe MS





3º ciclo do PMAQ inova com Sistema de Gestão da Avaliação Externa

Data de publicação: 14/08/2017

Com ele, é possível acompanhar o panorama geral do campo gerando e gerindo dados no contexto da universidade e estado.

Já está disponível no site do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) o Sistema de Gestão da Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A novidade do 3º ciclo permite o acompanhamento do panorama geral do campo.
Há duas possibilidades de acesso no sistema: o público e o restrito aos acadêmicos responsáveis pela execução do trabalho de campo: coordenador Geral; Coordenador de Campo e também Supervisores.
No acesso restrito, é possível gerar estatísticas, diários de trabalho de campo e download das avaliações realizadas. É possível, ainda, realizar o gerenciamento dos reenvios dos instrumentos e do relatório de envios dos módulos aplicados, dentro do contexto da universidade e estado.
Já no acesso público, qualquer interessado poderá ver informações sobre a avaliação externa no país através do Painel de acompanhamento do Trabalho de Campo.
Painel
O Painel de Acompanhamento do Trabalho de Campo possibilita que a Avaliação Externa seja visualizada à medida que os dados são coletados em campo e enviados para o banco de dados nacional. Ele pode ser visualizado nos níveis Estadual, Municipal e por Equipe. Esses Relatórios podem ser baixados com o formato de uma planilha eletrônica.
Seções Informativas
As “Seções informativas” da ferramenta contêm dados necessários para a realização e acompanhamento do trabalho de campo, incluindo números das equipes AB, AB/SB e NASF que já foram avaliadas em todo o Brasil.
Seção Dúvidas
Nela, estão listadas algumas questões importantes sobre a Avaliação Externa, tais como quem poderá responder a avaliação e informações sobre o peso da avaliação na certificação das equipes.
Seção Avaliação externa para as equipes
Aqui é possível se inteirar sobre a coleta de dados e encontrar orientações para as equipes e para os supervisores e entrevistadores de como o campo deve ser organizado.