segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Informe MS





MAIS capacitação: Curso PBF na Saúde oferece 5ª turma

Data de publicação: 11/08/2017

A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o DATASUS, oferece a 5ª turma de 2017 do curso de educação a distância (EaD) sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. As inscrições da capacitação, destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados, ficarão abertas de 14 a 16 de agosto ou até completar o número máximo de 600 participantes.
Interessados devem se inscrever no endereço http://universus.datasus.gov.br.

A execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias é o mote central da formação que já está em sua quinta turma. O tempo de realização do curso vai do dia 14 à 19/08/2017. Com carga horaria total de 20 horas de estudo, incluindo avaliação do estudante ao final do curso.
A formação é composta por 4 módulos, e tratará dos  seguintes temas:
 
Módulo I – Principais características do Programa Bolsa Família;
Módulo II – Os compromissos do SUS com o PBF; Quem acompanhar; As condicionalidades da saúde; Assistência integral à saúde dos beneficiários;
Módulo III – Intersetorialidade; Organização do setor saúde; Vigência;
Módulo IV – Apresentação do sistema de gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

Passo a passo para inscrição
Para efetivar seu cadastro, clique em “cadastrar” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, o usuário precisa digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo.
Ao voltar ao site UniverSUS, o aluno precisará digitar o usuário e senha (que foram criados no cadastro) e clicar no campo “entrar”. Desta maneira, os participantes terão acesso aos cursos disponíveis, dentre os quais haverá o curso "Bolsa Família na Saúde”. O cadastro deverá ser preenchido momentos antes da inscrição, ou seja, na semana em que a turma será ofertada. Caso contrário, o ambiente virtual não permite que o cadastro seja concluído.
No primeiro acesso ao curso, o aluno pode aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, para trocar experiências com os demais alunos da turma e visitar a biblioteca.Para aprovação no curso, o participante deverá ter 70% ou mais de acerto na Avaliação Final. O Certificado poderá ser impresso somente após aprovação e a conclusão do curso.
No 1º semestre de 2017, foram ofertadas 4 turmas com 2.296 alunos inscritos. Neste 2º semestre serão ofertadas mais 5 turmas até dezembro, totalizando 3.000 vagas.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br