segunda-feira, 21 de maio de 2018

Notícias


Disponível arquivo complementar com a relação de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família maiores de sete anos

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde está disponível para inclusão do acompanhamento das condicionalidades de 11.079.079 de famílias beneficiárias do PBF nesta 1ª vigência de 2018, desde o dia 26 de fevereiro. Esta relação é construída pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com base nas informações das famílias constantes no Cadastro Único do mês de novembro e na folha de pagamento do PBF de dezembro de 2017.
 O arquivo complementar tem como objetivo contribuir para o registro do acompanhamento de saúde das gestantes, na metade de cada vigência, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar no sistema a relação das mulheres beneficiárias do PBF com idade superior a 7 anos que não estavam no arquivo inicial.
Na 1ª vigência de 2018, o arquivo complementar foi disponibilizado no dia 15 de maio e contempla as informações de mulheres beneficiárias do PBF, constantes na folha de pagamento do mês de março e as informações do Cadastro Único atualizadas até fevereiro de 2018.

Ressalta-se que tais mulheres beneficiárias são de acompanhamento não obrigatório, no entanto, se forem acompanhadas contarão para fins de cálculo de cobertura do município no final da vigência.

Caso o município não tenha encontrado alguma gestante no Sistema de Gestão do PBF na Saúde, poderá identificá-la após a atualização da lista de famílias vindas no arquivo complementar.  Para realizar a busca ativa das gestantes do arquivo complementar, o gestor deverá acessar o Sistema de Gestão do PBF na Saúde (bolsafamilia.datasus.gov.br), na opção "Mapa de Acompanhamento" "Mapa de Famílias com mulheres vindas no arquivo complementar". Esse mapa, listará as mulheres beneficiárias do PBF com idade superior a 7 anos que não estavam no arquivo do início da vigência.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a área técnica estadual responsável pelas ações de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br